Ícone do site Jornal da Chapada

Final de semana de céu parcialmente nublado e pouca chance de chuva na Chapada Diamantina

luta1
As temperaturas se manterão típicas de inverno, com mínimas chegando aos 13°C | FOTO: Reprodução/Facebook/Ibicoara |

Para o próximo final de semana, as condições do tempo na Bahia continuarão sem grandes mudanças, sobretudo, nas regiões Oeste, São Francisco e Norte devido à persistência da massa de ar seco, que vem atuando a várias semanas, mantendo assim, o céu ensolarado nessas áreas do Estado. Além dessa pouca nebulosidade, na maior parte do período, outro reflexo da permanência dessa massa de ar são os baixos índices de umidade do ar que, durante a tarde, atinge valores de até 30%. Vale lembrar que, esse tempo seco é considerado preocupante para o conforto humano, uma vez que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal seria de, no mínimo 60%,.

Nesse mesmo período do dia essa massa de ar também está influenciando nas temperaturas, aumentando-as de forma significativa, podendo atingir máximas de até 36°C. Já no decorrer da noite e nas primeiras horas da manhã, a ausência de nuvens contribui para que estas diminuam, chegando a mínimas de até 16°C. Ressalta-se ainda que, esse tempo quente e seco também está favorecendo no aumento do risco de ocorrer queimadas, especificamente, no Oeste e São Francisco, onde a vegetação já se encontra ressecada.

Para a Chapada Diamantina e Sudoeste, onde essa massa de ar está atuando com pouca intensidade, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico são os responsáveis por deixar o céu parcialmente nublado, porém com poucas chances de ocorrer chuvas. Quanto às temperaturas, estas ainda se manterão típicas de inverno, com mínimas chegando aos 13°C. É importante frisar que esse tempo frio e úmido nessas regiões continua contribuindo para a formação de neblina, principalmente, durante a noite e nas primeiras horas da manhã, o que requer atenção redobrada durante esse período.

Piatã é a cidade que deve registrar a menor temperatura do estado | FOTO: Reprodução/Inema |

Já na faixa leste, a umidade vinda do Oceano deverá favorecer o aumento da nebulosidade, deixando o céu nublado a parcialmente nublado com previsão de chuvas em parte do período. No entanto, estas chuvas deverão ser de fraca intensidade e concentradas nas localidades mais próximas ao litoral. As temperaturas nessas regiões deverão variar entre mínimas de 17°C (no Recôncavo e Sul) e máximas de 32°C (no Nordeste). Para a capital baiana e região metropolitana, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado e com possibilidade de chuvas a qualquer hora do dia. As temperaturas na capital baiana permanecerão estáveis, oscilando entre mínimas de 21°C e máximas de 29°C.

Maré
Para o período entre os dias 22 (sexta-feira) e 24 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre 5h às 8h e entre 17h às 20h com valores variando de 1,8 a 2,8 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre 11h às 14h e entre 23h às 2h (do dia seguinte), com valores variando de 0,1 a 0,5 metro. As ondas previstas deverão ter agitação de fraca a moderada, com altura máxima podendo chegar a 2,0 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta
O inverno tem como uma de suas características a diminuição na intensidade de radiação solar sobre o Hemisfério Sul e, consequentemente, redução nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Tal redução pode ser observada nos Índices previstos para o período de 22 (sexta-feira) e 24 (domingo) que deverão variar de 7 a 9.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes Índices estão classificados nas categorias “Alta” e “Muito Alta”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários entre 10 às 16h. Com isso, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, minimizando, assim, danos à saúde, sobretudo, a pele e aos olhos. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas