Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Caps de Boa Vista do Tupim passa a ser custeado com recursos do governo federal

foto
Centro atende mais de 800 famílias e era mantido com recursos próprios do município | FOTO: Divulgação/Ascom |

O Centro de Atenção Psicossocial de Boa Vista do Tupim (Caps I), na Chapada Diamantina, passará a ser custeado com recursos do governo federal. A resolução publicada em 14 de julho diz que “aprova a emissão de parecer favorável ao credenciamento”. Inaugurado em março de 2015, o Caps I era mantido com recursos do próprio município, que oferece atendimentos psiquiátricos, psicológico, enfermagem, assistência social, atividades de lazer e distribuição de medicamentos às pessoas com transtornos mentais.

“É uma grande conquista para o município, que manteve o centro sozinho durante um ano e meio. Estamos muito felizes com o reconhecimento de um trabalho que tanto contribui para inserção de pessoas na sociedade”, conta o secretário de Saúde de Boa Vista, Hilgo Rafael Mascarenhas. Ainda segundo ele, antes do Caps I inaugurar oficialmente sua sede, “a secretaria já realizava atendimentos psiquiátricos no município, tanto na sede quanto na zona rural, utilizando o hospital municipal e os postos de saúde”.

Atendimento odontológico no Caps em Boa Vista do Tupim | FOTO: Divulgação/Ascom |

Tratamento intensivo
Atendendo mais de 800 famílias, o Caps I também oferece tratamento intensivo aos usuários. Os pacientes do intensivo passam o dia no centro psicossocial fazendo atividades socioeducativas, recebem café da manhã, almoço e lanches nos intervalos. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h.

“Meu filho adora vir para o centro. As atividades com música são as que ele mais gosta”, conta a dona de casa e mãe de um dos pacientes, Gerci Fraga. O Centro de Atenção Psicossocial é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS) que acolhe pacientes com transtornos mentais, estimulando sua integração social e familiar.

1 / 8
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas