Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Vale do Pati é destaque em programa da Record sobre Mucugê; confira vídeo

pati
A trilha do Vale do Pati é uma das mais procuradas na região | FOTO: Reprodução/Record Bahia |

O Programa da Rede Record Bahia, “A Bahia que a Gente Gosta”, exibiu no último domingo (24) o segundo episódio que retrata as histórias, belezas naturais e atrações turísticas do município de Mucugê, na Chapada Diamantina. Desta vez a apresentadora Ana Paula Farias mostrou o povoado de Guiné, com suas trilhas, inclusive uma que leva ao famoso Vale do Pati, e paisagens como a de uma das nascentes do Rio Preto, que custou uma caminhada de subida de 40 minutos só para chegar no Gerais do Rio Preto.

O guia Leonardo Abreu contou que o Rio Preto, que passa por Mucugê, “se desloca para dois lados, tanto para o sul quanto para o Norte”. A coloração da água, segundo Abreu, é mais escura “por duas questões: minério ferroso e o tanino, coloração que tem nas raízes e plantas que estão na beira do rio”. Ao chegar ao mirante do Vale do Pati, Leonardo fala um pouco sobre essa trilha que é tão popular na região.

“O Vale do Pati realmente é um dos lugares mais procurados para quem gosta de longas caminhadas. E tem uma história legal, que começa no início do século XX, quando os primeiros moradores vieram em busca de água por causa da seca naquele período. 33 anos depois se repetiu a seca e mais pessoas vieram morar e aí começou o plantio de café”, informou o guia.

Jornal da Chapada

Confira vídeo da segunda matéria aqui:

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas