Jornal da Chapada

Governo investe R$ 7 milhões na segurança para Jogos Olímpicos

Apresentação do esquema de segurança para os Jogos Olímpicos | FOTO: Ascom/SSP-BA |

O investimento de quase R$ 7 milhões e a participação de 3,5 mil policiais durante os Jogos Olímpicos, que acontecem em Salvador na próxima semana, foram anunciados pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, na manhã desta terça-feira (26). As informações foram divulgadas na apresentação do esquema de defesa das Forças Armadas para as Olimpíadas. No total, Salvador vai sediar 10 jogos, sete masculinos e três femininos, distribuídos em seis dias e realizados em rodadas duplas.

Na ocasião, o vice-almirante Cláudio Viveiros, coordenador de Defesa de Área, destacou as atribuições de cada instituição na operação montada para a competição esportiva. “Nosso objetivo é criar um ambiente seguro e pacífico e, para isso, contamos com a colaboração de várias instituições que vão trabalhar de forma integrada”, afirmou.

Na divisão de tarefas estão sob a responsabilidade da Segurança Pública o policiamento nos pontos turísticos na cidade, a escolta das delegações, as estradas, a proteção à rede hoteleira onde os atletas ficarão abrigados, o Aeroporto, os locais de exibição dos jogos, incluindo os estádios, entre outras ações. “Estamos finalizando os testes dos protocolos a serem utilizados no período, para então apresentarmos os detalhes da operação”, declarou Barbosa, mostrando-se confiante com o desempenho policial em grandes eventos.

“A atuação de nosso efetivo no Carnaval de Salvador, na Copa das Confederações e na Copa do Mundo prova que temos expertise quando se trata de eventos de porte”, acrescentou o secretário. Os detalhes da operação da Segurança Pública no período dos Jogos Olímpicos em Salvador serão divulgados posteriormente, pelo titular da pasta, em entrevista coletiva com a data ainda a ser definida.

Também participaram da mesa de apresentação o comandante da Força Terrestre Componente (6ª Região Militar), general de brigada Antônio Eudes; o comandante da Base Aérea de Salvador, coronel-aviador Marcelo Schiavo; o superintendente estadual da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Márcio Seltz; o superintendente da Polícia Federal na Bahia, delegado Daniel Madruga; o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes; e a secretária municipal de Ordem Pública, Rosemma Maluf. As informações são da SSP.

Pular para a barra de ferramentas