Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: TCM volta a multar prefeito petista do município de Santo Amaro

ricardo
O atual gestor, Ricardo Machado | FOTO: Reprodução |

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na última quarta-feira (27), multou em R$10 mil o prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado (PT), por irregularidades na contratação sem licitação de empresa para captação de recursos, organização e produção de eventos para atender as festividades do município, a um custo previsto de R$3 milhões, no exercício de 2013.

A relatoria apurou que a contratação da empresa ocorreu de forma inadequada, por meio de chamamento público, que se constitui em um mero ato de prospecção de mercado e deve ser utilizado apenas para verificar se há empresas interessadas em determinado serviço público, a sua quantidade e, possivelmente, promover o seu credenciamento para indispensável processo de licitação. Desta forma, a contratação deveria obrigatoriamente ser precedida de procedimento licitatório, não se constituindo o chamamento público ou a permissão de uso em modalidades de licitação.

Além disso, se, por um lado, não foram empregados recursos públicos municipais no acordo, por outro lado, o município de Santo Amaro não obteve nenhum lucro ou benefício com a contratação dos serviços, sendo mais vantajosa, legítima e legal a realização de pregão presencial com ônus para a empresa vencedora, que obteria permissão de uso de áreas públicas para a realização de seus eventos, e com proveito financeiro para o município. Ainda cabe recurso da decisão. As informações são do TCM.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas