Ícone do site Jornal da Chapada

Temperaturas típicas de inverno continuam na Chapada Diamantina durante final de semana

tempo
Nas áreas serranas da Chapada Diamantina e no Sudoeste são esperadas os menores índices de temperatura | FOTO: Reprodução/Rius |

O primeiro final de semana de agosto continuará sem grandes mudanças nas condições do tempo previstas para a Bahia. As temperaturas devem se manter típicas de inverno, sobretudo, nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde ainda são esperados os menores índices, com mínimas podendo chegar aos 13°C. Ressalta-se ainda que, com esses baixos índices, somados a umidade do ar elevada, deverão ser mantidos os cuidados quanto à formação de neblina, que é mais frequente durante a noite e nas primeiras horas da manhã. Para a faixa centro-leste, ainda são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, os responsáveis por manter o céu nublado a parcialmente nublado, com chances de chuvas fracas. Entretanto, são nas localidades mais próximas ao litoral, onde há maior possibilidade de que estas ocorram.

A massa de ar seco, que já vem persistindo há várias semanas, permanece atuando em toda faixa centro-oeste do Estado. Assim, o predomínio será de céu ensolarado em grande parte do período. Além de inibir a nebulosidade, a atuação dessa massa de ar nessa faixa contribui na redução dos índices de umidade que, em algumas localidades, ficarão em torno dos 30%. Estes valores são considerados preocupantes para o conforto humano, uma vez que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o mínimo ideal seria de 60%. Nessas situações, profissionais da saúde recomendam o consumo de bastante líquido, bem como evitar a exposição prolongada ao sol, principalmente, nos horários de níveis mais críticos (entre 10h e 16h).

Piatã volta a registrar as menores temperaturas da Bahia | FOTO: Reprodução/Inema |

Além do tempo seco, as temperaturas continuam com grande variação térmica, isto é, durante o dia as máximas deverão atingir os 34°C, enquanto que, no decorrer da noite e nas primeiras horas da manhã, estas atingirão mínimas de até 14°C. Com esse quadro de tempo quente e seco, somada a vegetação já ressecada, o risco de ocorrer queimadas continuará elevado. Para a capital baiana e região metropolitana, as condições do tempo esperadas também serão de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas e em áreas isoladas. As temperaturas deverão oscilar entre mínimas de 21°C e máximas de 28°C.

Índice de Radiação Ultravioleta
Uma das características da estação do inverno é a redução nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) em algumas áreas. Porém, a ausência de nebulosidade em algumas regiões, contribui para a elevação desses Índices, a exemplo dos que estão previstos para o período entre esta sexta-feira (5) e domingo (7), que deverão variar de 07 a 09. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes índices estão classificados nas categorias “Alto” e “Muito Alto”, o que requer cuidados quanto a exposição prolongada a radiação solar, como usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, quando os efeitos danosos à saúde são maiores. Jornal da Chapada com informações do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas