Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Edital do Ifba vai financiar quatro projetos de extensão em Jacobina

foto6
O resultado foi divulgado na última sexta-feira | FOTO: Reprodução/Bahia Acontece |

Produzir secadores solares de frutas, debater a violência contra a mulher, intensificar a divulgação científica na área de mineração e ensinar programação de computadores para alunos da rede pública. Esses são os principais objetivos dos quatro projetos de extensão que foram selecionados por meio do Edital 01/2016 da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal da Bahia (Ifba) para o campus de Jacobina, na Chapada Norte. O resultado final foi divulgado na última sexta-feira (5).

Os secadores solares, que desidratam frutas e verduras para aumentar o tempo de conservação desses alimentos, serão produzidos pela equipe do projeto “Secador Solar de Frutas”. A ideia é trabalhar futuramente com a produção de doces em compota e cristalização de frutas. Outro projeto aprovado foi “Violência contra a mulher – rompendo o silêncio e empoderando corpos” que terá como uma de suas ações a organização de uma mostra fotográfica em bairros que apresentam altos índices de violência contra a mulher na região.

Também serão desenvolvidos no campus os projetos “Divulgação cientifica e Mineração” – que buscará difundir conhecimentos da área e produzir conteúdos para o site www.mineracao.ifba.edu.br – e “Uso do Scratch e Arduino como estratégias para o ensino de lógica de programação”, que vai ensinar programação de computadores para alunos da rede pública de Jacobina.

De acordo com o coordenador de extensão do campus, Jonei Marques, os projetos têm um papel fundamental no cumprimento da missão institucional do Ifba. “Eles permitem a interação entre o mundo acadêmico e as comunidades, favorecendo a formação dos estudantes e auxiliando essas comunidades a suavizar seus problemas”, destaca.

Jonei explica que a evolução na realização de projetos de extensão tem acompanhado o processo de amadurecimento do campus. “Este ano conseguimos ampliar o atendimento ao público e acolher mais estudantes em nossos projetos. Acredito que nos próximos anos teremos um número cada vez maior de ações de extensão”, pontua o docente.

Estarão envolvidos nos projetos 17 estudantes, 14 professores e dois técnicos-administrativos. Serão pagos até o final do ano quase R$ 20 mil somente em bolsas para estudantes que atuarão nas ações. Além dos quatro aprovados pelo Edital, que serão concluídos no mês de dezembro, estão em andamento mais nove projetos de extensão no campus Jacobina. Mais informações: www.jacobina.ifba.edu.br

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas