Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Itaberaba, Ruy Barbosa e Ibiquera recebem o programa Rastreamento do Câncer de Mama

foo6
Para o atendimento, as mulheres devem levar um documento de identidade, Cartão do SUS e comprovante de residência | FOTO: Reprodução/EBC |

A partir desta segunda-feira (8), a população feminina na faixa etária de 50 a 69 anos dos municípios Itaberaba, Ruy Barbosa e Ibiquera, na região centro norte do estado, começa a ser atendida pelo programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, que tem o compromisso de ampliar e descentralizar o acesso a serviços de saúde em toda a Bahia, permitindo acesso às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.

O programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) vai atender a uma parte das mulheres que ainda não teve a oportunidade de realizar uma mamografia, exame que diagnostica precocemente casos da doença, e que é feito em unidades móveis totalmente equipadas para oferecer conforto às mulheres.

No município de Ibiquera, as mulheres serão atendidas até esta quarta (10), na unidade móvel estacionada na Praça São José, próximo ao mercado Municipal Eunísio Ramos. Em Itaberaba, até o próximo dia 23, na Avenida Brigadeiro (na área da antiga Sucam, na rua do Hospital Regional). Em Ruy Barbosa, até 22, na Rua Mato Grosso, em frente à Policlínica Claudionor Batista de Oliveira.

Para o atendimento, que acontece das 7 às 18h, as mulheres devem levar um documento de identidade, Cartão do SUS e comprovante de residência. O Saúde sem Fronteiras Rastreamento tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, buscando integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Com informações da Sesab.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas