Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Unidade de Saúde do Vale do Capão é referência para toda a Bahia

foto6
O resultado de um atendimento de alta qualidade é o reconhecimento dos trabalhos na região | FOTO: Reprodução/Sesab |

A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Caeté-Açu, situada no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, é considerada uma referência baiana no cuidado em saúde. Isso porque, além do atendimento inerente a qualquer UBS com Estratégia de Saúde da Família (ESF), ainda são desenvolvidas atividades complementares. Um dos diferenciais da UBS é a existência de uma pequena horta com plantas medicinais, localizada no pátio e que serve como “farmácia viva”, auxiliando no tratamento de diversas patologias dos moradores de forma alternativa. Por ter pouco acesso a medicina tradicional, historicamente a população do Vale do Capão sempre se tratou com plantas medicinais. Nesse momento, mesmo dispondo de uma Unidade de Saúde, a comunidade continua, na medida do possível, se tratando com as plantas medicinais.

O resultado de um atendimento de alta qualidade é o reconhecimento. Marilda Nery de Almeida é técnica de enfermagem e atende na Unidade há quase 36 anos. Ela afirma que já tem uma vida ali. “Quando digo às pessoas que vou me aposentar, elas reclamam e dizem que não vão saber o que fazer. Daí eu falo que outra pessoa vai entrar no meu lugar e fazer o mesmo que faço, mas as elas dizem que confiam muito em mim e que ninguém vai tratar elas como eu trato, com carinho, atenção”.

O médico da equipe, Áureo Augusto, explicou o porquê de tanto carinho e reconhecimento: “realizamos uma série de atividades, o que nos torna uma unidade diferenciada. Nós queremos fazer melhor, buscamos ter um funcionamento tecnicamente correto e que humanamente seja confortável. Sabemos que nosso trabalho tem uma série de falhas, porém, a gente discute essas questões, conversa e faz um esforço real para melhorar. Toda a equipe, da pessoa que cuida da limpeza à pessoa que coordena a Unidade, labora no sentido de que amanhã seja melhor que hoje”.

A recepcionista da UBS, Wanessa Vieira, disse que alguns dos segredos que fazem a Unidade ser reconhecida pela comunidade é o respeito com o paciente. “Oito horas da manhã em ponto estamos abertos e antes de abrirmos o posto, todos já estão aqui, do dentista ao médico, da enfermeira à auxiliar de limpeza, todos pontuais para atender a população. O paciente não tem que esperar. Além disso, toda sexta-feira temos nossa reunião de equipe, onde todos têm poder de voz e respeito pela opinião do outro. Quem tem a ganhar com isso é a população, que vai ter um bom atendimento”, finalizou. Jornal da Chapada com informações da Sesab.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas