Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Rastreamento do Câncer de Mama chega ao município de Wagner

O Outubro Rosa, campanha contra o câncer de mama, é inaugurada pelo secretário da Sesab, Fábio Vilas-Boas. Fotos Mateus Pereira/GOVBA

foto6
O atendimento acontece de 15 a 19 de agosto | FOTO: Divulgação/Secom |

Mais uma ação do programa itinerante da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama acontece, neste mês, a partir desta segunda-feira (15), nos municípios de Itaquara, Wagner (Chapada Diamantina), Rio Real e Cardeal da Silva (nordeste), onde cerca de três mil mulheres estão aptas para a realização de mamografias. De acordo o diretor de Programas Estratégicos (Dipro), da Sesab, Ivonildo Dourado, nesses três municípios, mulheres entre 50 e 69 anos podem realizar os exames porque “esta faixa de idade é preconizada pelo Ministério da Saúde como sendo a de maior risco para a doença”.

De segunda a quarta-feira (15 a 17), unidade móvel estará estacionada Itaquara, na Praça da Liberdade, em frente à Câmara de Vereadores, e em Cardeal da Silva, na Praça Divina Pastora, ao lado do PSF Alexandre Barbosa, Em Rio Real, o atendimento vai até o dia 24, na Praça Antônio Carlos Magalhães, nas proximidades da Secretaria do Trabalho e Ação Social. No município de Wagner, será na Coordenação da Atenção Básica, ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF de Wagner), de 15 a 19 de agosto. Para o atendimento é preciso levar um documento de identidade, Cartão do SUS e comprovante de residência.

O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, buscando a integralidade do atendimento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. O programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Com informações da Sesab.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas