Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Feira Literária de Mucugê deixa saudade e já tem expectativa para a segunda edição em 2017

flige
A Secretaria de Cultural da Bahia anunciou o apoio à edição de 2017 da Fligê | FOTO: Divulgação/Ascom |

A primeira Feira Literária de Mucugê, cidade na Chapada Diamantina, que aconteceu no último fim de semana deixou saudades para os participantes, boas reflexões e expectativas para a próxima edição. A noite de abertura foi um brinde às parcerias. O secretário de Cultura, Jorge Portugal abriu os trabalhos com a conferência sobre o tema “Histórias e Memórias – a lavra da palavra”. Portugal anunciou o apoio à edição de 2017 da Feira. “Vai ser um encontro de palavras, ideias, e sensibilidades. Um encontro de apaixonados pela palavra, pela arte, pela cultura. Vocês terão em mim um parceiro”, disse.

Outros patrocinadores que também estavam presentes no Centro Cultural afinaram o coro. A curadora da Fligê, a professora Ester Figueiredo, disse que independentemente da vontade de cada um, “o mundo gira, e todos nós somos responsáveis pelo desenvolvimento da cultura. A leitura além de ser um prazer, é um direito. Por isso, aposto na segunda edição e com o apoio de quem fomenta a leitura”. Durante os quatro dias de evento os aproximadamente mil visitantes puderam conhecer um pouco mais da vida e da obra de Afrânio Peixoto, na exposição “O Lapidário”. O escritor que nasceu em Lençóis foi o homenageado desta primeira edição. A cada ano um nome será reverenciado.

Veja mais imagens:

No pavilhão da leitura montado na Praça Coronel Propércio, no Centro, foram montados dez estantes que abrigaram editoras locais e nacionais. O presidente da Câmara Bahiana de Livros, Primo Maldonado, ficou surpreso com a infraestrutura da Fligê. “Surpreendente. Por ser a primeira Feira a gente sente que ela já está estruturada, já tem assim toda a base para crescer”. O secretário Jorge Portugal deixou claro que a Chapada tem muito a oferecer e traduziu o quanto a Fligê nasce sob as bênçãos dos deuses da literatura.

“Sabemos que há muitos séculos, imaginava-se a riqueza da Chapada circunscrita ao seu subsolo, ao leito dos seus rios. Era o tempo das lavras de pedras preciosas que fariam a fama de homens ambiciosos e valentes garimpeiros da aventura e do sofrimento também. As pepitas que viraram cobiça no mercado internacional, construíram essa beleza de paisagem arquitetônica, o fausto das famílias ricas, mas fomentaram também um imaginário mais rico ainda em narrativas populares e lendas. Lendas e narrativas, agora, eram pedras preciosas demais para não encontrarem os artistas das letras e das canções. Era a lavra que ia substituindo pela lavra da palavra! Vida longa para a Fligê!”

Quem esteve presente também foi o deputado federal Jean Wyllys. Em suas redes sociais ele descreveu o momento como “uma emoção única”. Ele falou no Encontro Autoral, ocorrido no Centro Cultural (Clube) de Mucugê, que esteva lotado e o recebeu com carinho. Muitas pessoas acompanharam do lado de fora, na rua, pela janela, e ao final o público foi presenteado com uma sessão de autógrafos no livro “Tempo bom, tempo ruim”, de autoria de Jean. Jornal da Chapada com informações das assessorias.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas