Ícone do site Jornal da Chapada

Final de semana de tempo quente e seco predomina, mas Chapada vive temperaturas de inverno

fot7
Nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste estão previstas temperaturas típicas do inverno | FOTO: Reprodução/Carla Nunes |

A massa de ar seco, que vem influenciando o tempo na Bahia há várias semanas, continua predominando nos próximos dias, que também inclui o final de semana, mantendo, assim, o céu com poucas nuvens e sem chuvas na maior parte do Estado. Entretanto, é na faixa centro-oeste e norte, onde esse sistema permanece atuando com mais intensidade.

Além de deixar o tempo seco (baixos índices de umidade do ar), essa massa de ar também está contribuindo para elevar as temperaturas nessa faixa, principalmente, nas regiões Oeste, São Francisco e Norte, onde as máximas poderão chegar aos 38°C. Por outro lado, nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste ainda estão previstas temperaturas típicas do inverno, sobretudo, nas áreas serranas, onde as mínimas poderão chegar aos 14°C.

Além disso, a vegetação já ressecada nessas áreas aumenta as chances de ocorrer novos focos de queimadas ou, até mesmo, intensificar aqueles já existentes. Com isso, mantêm-se o alerta quanto à utilização do fogo em suas atividades diárias, pois, uma simples ponta de cigarro poderá dar origem a uma grande queimada, podendo trazer danos irreversíveis ao meio ambiente e a população.

Lençóis, Mucugê, Morro do Chapéu e Piatã seguem registrando baixas temperaturas | FOTO: Reprodução/Inema |

Dentre esses danos, seriam o agravamento dos problemas de saúde, principalmente, aquelas pessoas com doenças respiratórias, pois com a fumaça e/ou fuligem estes poderão se intensificar. Assim, recomenda-se o consumo frequente de líquidos, bem como, evitar a exposição prolongada ao sol, sobretudo, nos horários entre às 10h e às 16h, que são considerados os mais críticos.

Na faixa centro-leste, onde essa massa de ar também está atuando, embora com menor intensidade, o tempo é de céu parcialmente nublado a claro. Mesmo assim, a umidade vinda do Oceano Atlântico poderá contribuir para ocasionar eventos isolados de chuvas fracas. Assim, com essa previsão de nuvens, as temperaturas nessa faixa também se elevarão, a exemplo da região Nordeste, onde são esperados os maiores índices (máximas de até 33°C).

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, mesmo com essa previsão de pouca nebulosidade as temperaturas continuam elevadas, ou seja, deverão oscilar entre mínimas de 22°C e máximas de 30°C. Com informações do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas