Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Turismo em Piatã passa pela história da região e café gourmet

foto67
A cachoeira do Cochó é uma das quedas d’água mais conhecidas da região | FOTO: Reprodução/Aventuras na Chapada Diamantina |

Mais antiga povoação da Chapada Diamantina, a cidade de Piatã, também tem a característica de ser a mais alta de todo o Nordeste, com 1180 metros de altitude. Ela fica num platô entre serras onde estão as nascentes do Rio de Contas e do Rio Machado. O nome Piatã vem do tupi e significa “pé firme”, “a fortaleza”. O povoamento no local começou em meados do século XVII, com a descoberta, por garimpeiros, de minas nas Serras da Tromba e do Santana, o que atraiu grande número de aventureiros à procura de ouro e pedras preciosas.

O café é destaque em Piatã | FOTO: Reprodução |

Hoje são mais de 18 mil habitantes na cidade. Formou-se no município de Minas do Rio de Contas, atual Rio de Contas, o povoado de Bom Jesus dos Limões, atual Piatã, que nasceu às margens da Estrada Real, o caminho aberto pelo sertanista Pedro Barbosa Leal, em 1725, ligando Rio de Contas à Jacobina. Construções como a Igreja Matriz de Bom Jesus, situada na praça Vigário Souza e a Capela de Nossa Senhora do Rosário são dessa época.

Piatã é um lugar frio, a depender da época do ano a temperatura pode chegar a 3° ou 4°C. A média da temperatura anual nunca ultrapassa os 20°C. Nas noites de junho, as mais frias do ano, em todas as residências, há sempre um licor artesanal e um “quentão” ou um café quentinho, plantado e colhido nos quintais da cidade.

O café de lá, por sinal, está entre um dos cinco melhores cafés especiais, foi considerado o melhor da Bahia e já foi o melhor do Brasil. Na cidade há uma cafeteira chamada Rigno, que dispõe de diversas opções para os amantes do café. O espaço é aconchegante, bem oportuno para o friozinho que faz na cidade.

O nome Piatã vem do tupi e significa “pé firme”, “a fortaleza” | FOTO: Reprodução/Bahia Turismo |

As cachoeiras do Patrício, das Três Bicas, Mariazinha, do Cochó, do Rio de Contas, da Malhada da Areia, o Encontro das Águas, os Gerais do Rio de Contas, a Bica do Machado, as serras do Santana, do Navio, da Tromba e os Três Morros, estão entre os principais atrativos naturais de Piatã.

Nos Três Morros estão também pinturas rupestre significativas para a história local, vale a pena ir conferir estando por lá. Jornal da Chapada com informações de Bahia Turismo e Ibicoara Chapada Diamantina.com.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas