Ícone do site Jornal da Chapada

Rafael Jambeiro: Cibele e Afonso destacam tradição da Festa de São Roque do Paratigi

foto6
A candidata a prefeita Cibele Carvalho com o deputado federal Afonso Florence | FOTO: Jornal da Chapada |

O último domingo (21) foi de festa e religiosidade para os moradores do distrito de São Roque do Paratigi, zona rural do município de Rafael Jambeiro. A missa de encerramento, celebrada no palco de eventos da praça principal do distrito, foi prestigiada por centenas de fiéis e lideranças políticas locais e nacionais, como a vereadora Maria do Carmo Fraga de Santana, a popular Carminha (PT), a candidata a prefeita de Rafael Jambeiro Cibele Carvalho (PT), que estava acompanhada do seu vice, vereador José Carmo, o popular Zezé (PP) e assessores.

Ainda se fez presente o deputado federal Afonso Florence (PT-BA) que, além de representar Rafael Jambeiro em Brasília, é também líder do PT no Congresso Nacional. “O festejo a São Roque é tradição na paróquia e, este ano, comemorou 80 anos da introdução da imagem na comunidade. Sempre que podemos estamos prestigiando também a religiosidade do povo de Rafael Jambeiro. Estamos aqui ainda prestigiando a nossa candidata Cibele Carvalho. Na hora que Cibele e Zezé nos convocarem, estaremos aqui asseverando o nosso apoio. O povo de Rafael Jambeiro, precisa de Cibele e Zezé. Com essa mulher guerreira na prefeitura, o município voltará ao lugar de destaque que ele merece”, declara o deputado Afonso Florence.

Para quem não sabe, a história religiosa de São Roque do Paratigi se funde com uma epidemia que matou muita gente, como não sabia o nome da doença, denominou peste e, só depois de uma promessa a São Roque a peste acabou e até hoje todos os devotos e filhos da comunidade celebram e homenageiam a São Roque por essa graça alcançada. O dia da festa precede nove noites (novenários) preparatórios refletindo diferentes temáticas.

A missa solene de encerramento do novenário em homenagem ao padroeiro São Roque foi celebrada pelo bispo Emérito da Diocese de Amargosa, D. João Nilton, pelo padre José Bomfim Rodrigues, pároco da Paróquia de Santo Antônio do Argoim e pelo padre José Ivan Vigário Paroquial. A liturgia do domingo celebrou a Assunção de Nossa Senhora, tendo D. João falado do amor de Jesus Cristo e de Maria a serviço da humanidade. O religioso católico fez um convite aos fiéis para que sejam promotores da paz e do amor, a fim de transformarem a sociedade em uma classe comprometida com a vida humana, assim como fez o Jesus, para que todos tenham vida e vida em abundância.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas