Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Orquestra Sinfônica da Bahia leva programa ‘Bach Etéreo’ para o Festival de Igatu

igatu
O programa terá a regência do maestro Carlos Prazeres e a participação dos solistas Tota Portela e Ana Zanata | FOTO: Divulgação/Maurício Serra |

O Festival de Música e Arte de Igatu, em Andaraí, na Chapada Diamantina, que acontece de 27 a 29 deste mês, terá a participação da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). ‘Bach Etéreo’ é o programa que a Osba irá levar para o Festival, com apresentação única no próximo sábado (27), na Igreja de São Sebastião, às 18h, com entrada gratuita. A singela igreja foi construída no século XIX, com pedra e cal, e dedicada ao padroeiro do lugar.

Sob a regência do maestro Carlos Prazeres, curador artístico da Osba, e a participação dos solistas Tota Portela (flauta) e Ana Zanata (violino), o concerto ‘Bach Etéreo’ homenageia um dos maiores gênios da música e mestre do período Barroco, o compositor, organista, violinista e cravista alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750).

Leia também:
Chapada: Zeca Baleiro fala com exclusividade sobre o Festival de Igatu; confira aqui
Chapada: Festival de Igatu tem programação variada em 2016; veja grade completa

Bach representa uma síntese dos principais estilos, formas e tradições das gerações anteriores, e suas mais de mil peças, entre Missas, Paixões, Cantatas, Concertos e obras para instrumentos solistas traduzem a riqueza da linguagem harmônica e a alta espiritualidade.

O programa deste concerto vai reunir cinco composições: a Sinfonia da Cantata BWV 21 ‘Ich hatte viel Bekümmernis’; a Suíte Orquestral Nº 2 BWV 1067; a Ária da Suíte Orquestral Nº 3 BWV 1068, a Sinfonia da Cantata BWV 156 e, por fim, o último Coral da Cantata BWV 147 ‘Jesus bleibet meine Freude’ (‘Jesus Alegria dos Homens’). Esta última, uma das peças mais populares de Bach em todo o mundo, de grande riqueza técnica e beleza melódica.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas