Ícone do site Jornal da Chapada

Brigada do assentamento Rosely Nunes combate incêndios no Parque Nacional da Chapada Diamantina

?????????????

brigada
Além de combater as chamas, os profissionais também cultivam mudas, ministram palestras preventivas em escolas, assentamentos e comunidades rurais | FOTO: Divulgação/Prevfogo/Ibama |

A brigada de incêndio situada no assentamento Rosely Nunes já combateu dois focos de incêndios nesse mês de agosto, um no município de Itaetê, onde está situado o projeto, e outro no município de Andaraí. Trata-se de 26 profissionais assentados e filhos de assentados, contratados pelo Programa PrevFogo, entre 1º de agosto até 31 de dezembro, período crítico em que acontecem queimadas no Parque Nacional da Chapada Diamantina. A iniciativa foi viabilizada, há quatro anos, graças a parceria entre o Incra e o Programa PrevFogo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ao todo, a brigada totaliza a participação no combate de 50 queimadas no parque nacional. A brigada é acionada e apóia as atividades do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Preservação
Muito mais que combatentes, os profissionais também cultivam mudas, ministram palestras preventivas em escolas, assentamentos e comunidades rurais, participam de exposições, orientam os agricultores sobre a prevenção de queimadas e promovem a educação ambiental. De acordo com o chefe da brigada Rosely Nunes, Leonei Ferreira, atualmente a equipe está com um viveiro, produzindo mudas nativas e frutíferas. “Pretendemos produzir esse ano três mil mudas e plantá-las em áreas que sofreram queimadas”, conta Ferreira.

Meio ambiente
A brigada ainda recompõe matas ciliares dos rios e lagoas e promovem a arborização de assentamentos. Ferreira orgulha-se das atividades desempenhadas pela brigada. “Ajudamos a natureza, salvando animais e a vegetação tão rica do parque. E cada área de vegetação salva é água preservada”, ressalta. Os assentamentos atendidos pela brigada são o Rosely Nunes, Macaco Seco, Santa Clara e Paraguaciuma, União da Chapada, Europa, Baixão, Valdete Correia, Moçambique, Santa Maria Florentina, Florestan Fernandes, Boa Sorte Una, Dandara, Salubrinho e Mocambo. Todos localizados na Chapada Diamantina.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas