Ícone do site Jornal da Chapada

Primeiro concerto da Turnê Europa 2016 do Neojiba terá transmissão ao vivo

manu
A Orquestra Juvenil da Bahia | FOTO: Reprodução/Manu Dias |

A principal rádio da Suíça francesa – Radio Télévision Suisse – irá transmitir ao vivo e na íntegra, nesta terça-feira (30), o concerto de estreia da Orquestra Juvenil da Bahia, em Montreux, nos 70 anos do Septembre Musical, um dos principais festivais de música clássica da Europa. A transmissão será feita a partir das 15h (horário de Brasília), 20h na Suíça, diretamente do Auditorium Stravinski, em Montreux, através do canal Espace 2, da Radio Télévision Suisse. O link da transmissão também será disponibilizado no perfil oficial do Neojiba no Facebook, assim que o concerto começar.

Sob a regência do maestro Ricardo Castro, a Orquestra Juvenil da Bahia irá executar Abertura Candide, de Leornard Bernstein, Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior Op.61, de Beethoven e Chôros n° 6 para Orquestra, do grande compositor brasileiro, Heitor Villa-Lobos. Uma das maiores violinistas da atualidade, a japonesa Midori será a solista do concerto desta terça.

Turnê Europa 2016
A sexta turnê no exterior do Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), pela segunda vez financiada integralmente por promotores internacionais, a Turnê Europa 2016 mobiliza 110 músicos, entre 14 e 29 anos, da Orquestra Juvenil da Bahia – principal formação musical do Programa. Até 13 de setembro, os jovens músicos irão executar 20 obras sinfônicas, em 13 concertos, que irá circular por três países (Suíça, Itália e França) e sete cidades (Montreux, Florença, Roma, Rieti, Rimini, Perugia e Paris). Esta iniciativa conta com a produção da Janela do Mundo.

Programa Neojiba
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o Neojiba tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. O programa beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado baiano. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o gestor, educador, maestro e pianista, Ricardo Castro. As informações são da Secom/GOVBA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas