Ícone do site Jornal da Chapada

Ricardo de Oliveira conquista primeiro ouro do Brasil nas Paralimpíadas

Rio de Janeiro - Ricardo Costa Oliveira comemora conquinsta da medalha de ouro no salto a distância T11. Primeira medalha de ouro do Brasil nas Paralimpíadas Rio 2016 (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

foto6
Ricardo Costa comemora conquista da medalha de ouro no salto a distância T11 | FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil |

O Brasil ganhou a primeira medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos 2016. Ricardo Costa de Oliveira conquistou o ouro no salto em distância na categoria T11 (cego total). O brasileiro venceu no último salto, quando alcançou a marca de 6 metros e 52 centímetros. A prata ficou com o norte americano Lex Gillete que saltou 6 metros e 44 centímetos. Bronze para o ucraniano Ruslan Katyshev com 6 metros e 20 centímetros.

Ricardo Costa de Oliveira, 34 anos, é natural de Três Lagoas (MS). Deficiente visual, o atleta começou a ter dificuldade para enxergar aos 2 anos. Há 20 anos descobriu que tinha a doença de Stargardt, já em estágio avançado, que o deixou totalmente cego. O atleta iniciou no esporte com corridas de rua e depois passou para as provas de pista de atletismo. Competiu pela primeira vez internacionalmente no ano passado, no Mundial de Doha, no Catar. Do Portal EBC.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas