Ícone do site Jornal da Chapada

Brasil: Mídia Ninja supera grandes meios de comunicação em engajamento na internet

mídia
O termo “engajamento” se refere ao total de interações que uma página tem na rede | FOTO: Reprodução |

A Mídia Ninja, meio de comunicação independente que atua na internet, superou os grandes meios, como é o caso da revista Veja, da editora Abril, em questão de engajamento. São 400 mil pessoas a mais que a tradicional publicação semanal. E isso tudo mesmo sem uma grande estrutura ou financiamento fixo, tendo menor quantidade de curtidas e sem fazer uso de posts patrocinados, prática comum a outros veículos.

O termo “engajamento” se refere ao total de interações que uma página tem na rede: é a soma das curtidas, dos comentários e dos compartilhamentos de todos os usuários que usufruem do conteúdo, mas também o constroem ativamente, a partir da republicação e colaboração.

Entre 10 páginas de notícia na principal rede social do momento com mais de 1 milhão de curtidas, também se encontram a Revista Carta Capital, o site Pragmatismo Político e o portal Catraca Livre, além da página Revolution News, especializada na cobertura de manifestações pelo mundo.

A Mídia Ninja é formada por centenas de comunicadores espalhados por todo país. São ativistas da mídia independente (também conhecidos como midialivristas) que se dedicam, com diferentes níveis de conhecimento, a produzir e distribuir informações de forma livre para o público. Fotógrafos, videomakers, designers, social medias, estudantes, jornalistas, militantes e cidadãos comuns.

As “redações” ou bases nas principais cidades do Brasil se organizam em casas coletivas, onde parte desses comunicadores vive e trabalha, em um modelo organizativo que se afasta da formalidade fria e asséptica das grandes empresas. São as Casas Fora do Eixo, formadas a partir de meados de 2005 e marcadas inicialmente por uma ação focada na cultura. Com informações do Mídia Ninja.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas