Ícone do site Jornal da Chapada

Brasil recebe olimpíada internacional de Biologia

Brasília - Estudantes pré-universitários da Argentina, Bolívia, Brasil, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, México e Portugal, além de brasileiros, participam da abertura da X Olimpíada Ibero-Americana de Biologia, na Universidade de Brasília. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

bio
Universidade de Brasília irá sediar décima edição da Olimpíada Ibero-americana de Biologia | FOTO: Reprodução |

Até o dia 16 de setembro, o Brasil será palco da décima edição da Olimpíada Ibero-americana de Biologia (X OIAB). O evento acontece no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília e reúne estudantes de 12 países da América do Sul e Central, além de Portugal e Espanha. Nossa delegação é composta pelos jovens Beatriz Marques de Brito (São Paulo, SP), Bernardo Gabriele Collaço (Fortaleza, CE), Bruno Teixeira Gomes (Fortaleza, CE), Caio Manuel Caetano Adamian (Fortaleza, CE). Todos estão no terceiro ano do ensino médio.

Durante a programação, os estudantes participam de três avaliações teóricas e práticas, envolvendo anatomia animal, botânica e citologia. Além disso, são realizadas atividades sociais visando estreitar a relação entre os países e contribuir para o avanço das Ciências Biológicas na Região Ibero-americana.

Incentivo aos estudos
Segundo Marlene Teixeira De-Souza, coordenadora da edição de 2016 da OIAB e professora da UNB, as olimpíadas internacionais de conhecimento são muito importantes para estimular o interesse pelas ciências, representando uma estratégia útil para a difusão e ampliação do conhecimento científico.

– Esses eventos ainda aproximam a universidade do ensino médio e, principalmente, permitem a descoberta da capacidade das Ciências sensu lato e da Educação em promover o crescimento intelectual, econômico e social – reforça.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas