Ícone do site Jornal da Chapada

Governo baiano se prepara para Campanha de Multivacinação de 19 a 30 de setembro

vacina
A multivacinação é uma estratégia que o Ministério da Saúde vem adotando com a finalidade de atualizar o esquema vacinal da população menor de cinco anos | FOTO: Reprodução |

No período de 19 a 30 deste mês acontece na Bahia a Campanha de Multivacinação, que terá o sábado (24) como o Dia de Mobilização Nacional. De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Ramon Saavedra, os objetivos da ação são resgatar as crianças e adolescentes não vacinados ou complementar os esquemas de imunização, manter eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis e, principalmente, melhorar as coberturas vacinais.

A multivacinação é uma estratégia que o Ministério da Saúde vem adotando com a finalidade de atualizar o esquema vacinal da população menor de cinco anos, incorporando em 2016, as crianças de 9 anos e adolescentes de 10 e menores de 15 (14 anos 11 meses e 29 dias). “A estratégia é realizar em curto espaço de tempo (duas semanas) as ações necessárias para oferecer à população alvo as vacinas de rotina, a fim de melhorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde”, explica Saavedra.

Como nos anos anteriores, as vacinas serão administradas de forma seletiva, para possibilitar a atualização da Caderneta de Vacinação. Esta ação envolve as três esferas gestoras do SUS, contando com recursos da União e das secretarias estaduais e municipais de Saúde. Serão oferecidas 14 tipos de vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes.

Segundo o coordenador, “é fundamental que todos compareçam a um dos 3.345 postos de vacinação no Estado para que possam tomar as vacinas que faltam e, desta forma, se proteger das doenças imunopreveníveis”. Ao comparecer a um dos postos de vacinação, os profissionais de saúde irão avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada, ou se há doses em atraso, para complementar o esquema. Por isso, é importante levar a Caderneta de Vacinação.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas