Ícone do site Jornal da Chapada

Parque Nacional da Chapada Diamantina completa 31 anos de existência; confira fotos

foto6
A Cachoeira do Mixila fica no município de Lençóis | FOTO: Guia Chapada Diamantina/Tulio Saraiva |

Neste sábado (17), o Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), que compreende uma extensão de 152.141,87 hectares, completará 31 anos de criação. O decreto nº 91.655 foi assinado pelo então presidente da república José Sarney, em 1985. Os municípios abrangidos são os de Palmeiras, Mucugê, Lençóis, Ibicoara, Itaetê e Andaraí.

O PNCD é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio) e nasceu com o intuito de proteger o ecossistema inserido na caatinga da Serra do Sincorá, “assegurando a preservação de seus recursos naturais e proporcionando oportunidades controladas para uso pelo público, educação, pesquisa científica e também contribuindo para a preservação de sítios e estruturas de interesse histórico-cultural existentes na área”.

Entre as espécies de animais ameaçados que são protegidas no PNCD estão a onça-pintada, onça-parda, gato-do-mato, tamanduá-bandeira, tatu-canastra, gavião-pomba, entre tantas outras. Com a intenção de preservar a Chapada o ICMBio se reuniu no mês passado com brigadistas voluntários de vários municípios para criar um planejamento de combate aos incêndios florestais que anualmente atingem a área. Por conta da escassez de recursos não haverá comemorações oficiais neste ano a serem realizadas pelo PNCD.

Jornal da Chapada

Confira imagens de dentro e fora do PNCD:

1 / 55

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas