Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Centro Cultural celebra dois anos no Vale do Capão com série de atividades

foto67
As atividades acontecem durante todo o dia | FOTO: Reprodução/Moreterra |

O Vale do Capão, distrito de Caeté-Açu, no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, vai receber uma série especial de atividades culturais durante todo o sábado (17), no Espaço Moreterra. O evento celebra os dois anos em que o Centro se dedica a atividades artísticas, projetos socioculturais e exposições, buscando formar artistas e novos produtores no cenário local. “Será uma demonstração única da ‘pluricultura’ multinacional que encontramos na Bahia e, em especial, no Capão”, aponta trecho de nota enviada ao Jornal da Chapada.

Desde as 7h, o centro está aberto ao público com aulas, palestras, apresentações música, dança, vídeo, rodas, tratando desde ioga, capoeira, percussão, dança afro, teatro, samba, circo, misticismo, culminando com shows de reggae e forró. A expectativa dos organizadores é que um público altamente diversificado compareça para as atividades, entre ‘nativos’, moradores e turistas de diferentes partes do mundo. Todos terão a oportunidade de experimentar e de testemunhar uma mistura cultural de alta qualidade.

A série de atividades culturais comemora os 2 anos de atuação do Centro | FOTO: Reprodução/Moreterra |

Sobre o Centro Cultural
A Moreterra é uma agência de empreendedorismo cultural, que produz e dissemina a cultura afro-latina em países latinos. “Um trabalho que já fizemos na Argentina e no Chile, atraindo e produzindo artistas que representam diversas culturas dentro da cultura afro-latina. Agora, somaremos à ampla variedade de artistas que temos aqui”, explica Morena. A iniciativa visa o intercâmbio de artistas de outras regiões do país e de outros países latinos para que interajam com a comunidade, contribuindo diretamente nesta mistura de culturas que é o Capão.

“Será um espaço em que o artista local poderá estar aperfeiçoando sua arte, aumentando sua renda, ao mesmo tempo em que troca seu saber cultural com artistas de diferentes regiões da América Latina”, completa. O centro está instalado no antigo Espaço Jaqueira e oferece aulas gratuitas de canto e teatro para jovens moradores visando a formação de um grupo de apresentação artística em escolas públicas.

Programação completa
7h – Aulas de Hata Yoga Kundalini;
8h20 Abertura com Chamada Percussiva;
8h30 – Café com Arte; Serviço de Café da Manhã; Músicas Harmônicas, Performance de Dança Afro, Mostra de Teatro Juvenil, Jam Cênica Livre;
10h30 – Confraternização de Todos Capoeiristas Locais;
12h30 – Almoço Cultural com Roda de Samba,
14h – Apresentações Livres;
14h30 – Roda de Conversa (Ervas, Ufos, Misticismo, Cura, Cantigas, Práticas Integrativas;
15h30 – Performances de Dança e Circenses; 17h30 VJ (Documentários Regionais), DJ; 18h30 – Confraternização Musical (Cantos, Música Étnica e Experimental, shows de Reggae e Forró)

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas