Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Caps de Jacobina realiza palestra no campus do Ifba sobre o ‘Setembro Amarelo’

caps
O Ifba foi selecionado para a visita em razão do número de alunos matriculados que estão na faixa etária dos 14 aos 18 anos | FOTO: Reprodução/Ifba |

O Instituto Federal da Bahia (Ifba), campus de Jacobina, na Chapada Norte, recebeu, na manhã da última sexta-feira (16), a visita de uma equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II, ligado à Secretaria Municipal de Saúde. Eles promoveram para os estudantes, no auditório da instituição, palestra sobre prevenção ao suicídio, ligada à campanha mundial Setembro Amarelo. Conforme o enfermeiro do Caps Sdnei Santos, o Ifba foi selecionado para a visita em razão do número de alunos matriculados que estão na faixa etária dos 14 aos 18 anos, alvo da equipe.

Para Sdnei, as escolas têm papel fundamental nesse processo. “Na sociedade, ainda existe um tabu em relação ao tema. É preciso falar sobre o assunto e trazer essa discussão para estudantes, que podem ajudar a multiplicar essas informações para parentes, vizinhos e colegas”. O enfermeiro pontuou que é preciso reduzir o preconceito em torno do tema.

“Não se deve achar que quem fala em suicídio é fraco ou quer chamar atenção. É preciso estar atento às frases e comportamentos para que essas pessoas sejam identificadas e encaminhadas para o serviço de saúde”, explicou. O grupo realizou a mesma palestra em outras nove escolas públicas e particulares de Jacobina. Eles encerraram a campanha no campus do Instituto Federal. Mais informações: www.jacobina.ifba.edu.br.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas