Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Boa Vista do Tupim realiza segunda etapa do Projeto Glaucoma

foto1
Exames foram realizados gratuitamente para pacientes acima de 40 anos | FOTO: Cel Santos/Ascom |

Pela segunda vez no município de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, o Projeto Glaucoma atendeu mais de mil pessoas neste domingo (25). Profissionais realizaram gratuitamente exames oftalmológicos em pacientes acima de 40 anos e distribuíram colírios àqueles diagnosticados com a doença. A campanha foi realizada pela primeira vez em junho desse ano e é feita em parceria com o Hospital dos Olhos (HCOE), que é referência no tratamento.

“O principal objetivo é tratar a pressão do olho e evitar que o paciente possa desenvolver uma cegueira futuramente. O projeto tem uma importância enorme, principalmente para os mais carentes que não têm condições de pagar pela consulta”, explica o oftalmologista Felipe Pedreira. A dona de casa Eliendes Souza, de 44 anos, aparaceu para realizar acompanhamento, depois de descobrir a doença durante a primeira etapa do projeto. “Comecei a tomar os colírios e meus olhos estão bem melhores. Vou continuar me cuidando”.

O glaucoma é uma doença silenciosa que não tem cura, mas se descoberta a tempo evita a cegueira. Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de um milhão de pessoas sofrem da doença no país. Para a secretária de Saúde de Boa Vista, Érica Araújo, o importante é o diagnóstico precoce. “O importante é diagnosticar a doença e tratá-la. O paciente faz o exame e o acompanhamento gratuito”. No mês de janeiro, a equipe do HCOE volta à cidade para mais uma etapa do projeto.

1 / 7

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas