Ícone do site Jornal da Chapada

No Centro de Operações, Rui Costa lidera reunião para assegurar paz nas eleições

rui
Reunião da SSP sobre esquema de segurança para as eleições 2016 | FOTO: Mateus Pereira/GOVBA |

O trabalho integrado das forças de segurança do Estado para garantir a paz e o livre exercício da cidadania nas eleições deste domingo foi acompanhado de perto pelo governador Rui Costa. Na tarde deste sábado (1º), ele foi ao Centro de Operações de Inteligência 2 de Julho, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), onde se reuniu com as principais lideranças que estão à frente da operação policial de amanhã em toda Bahia.

“A polícia deve participar da eleição de maneira isenta, garantindo uma votação em clima de paz para eleitores e candidatos. Esse é o nosso objetivo em todos os 417 municípios e por isso temos mais de 30 mil profissionais envolvidos no processo”, afirmou o governador Rui Costa.

Centro de Operações
O policiamento foi reforçado em 90 municípios com histórico de atos ilícitos, em pleitos anteriores, e também em localidades que registraram, em 2016, acirramentos políticos. O Centro de Operações e Inteligência da SSP, localizado no CAB, vai monitorar as 205 zonas eleitorais espalhadas em todos os 417 municípios baianos.

As unidades móveis (caminhões) do Centro Integrado de Comando e Controle Regional serão colocadas em pontos estratégicos do estado transmitindo imagens do evento eleitoral. O Governo do Estado investiu aproximadamente R$ 5 milhões com efetivos e equipamentos para a manutenção da ordem pública e garantia do cumprimento da democracia durante as eleições.

Isenção de policiais
Durante a reunião com o governador e a cúpula da polícia baiana ficou determinado pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, a abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para os policiais flagrados prestando serviços para políticos que disputam a eleição.

“A polícia tem a obrigação de garantir que o cidadão cumpra o seu dever constitucional. Não vamos admitir servidores das forças de segurança do Estado desempenhando funções que vão de encontro com a legalidade”, afirmou Barbosa.

Além de Mauricio, participaram da reunião o comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, o delegado chefe da Polícia Civil, Bernardino Brito Filho, e todo o staff da secretaria, principalmente todos os coronéis e delegados responsáveis pela segurança na capital e região metropolitana, e no interior.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas