Ícone do site Jornal da Chapada

Previsão de tempo seco e sem chuva para a Chapada Diamantina neste final de semana

tempo seco
Os riscos de ocorrer focos de queimadas, ou até mesmo intensificar aqueles já existentes, se manterão elevados nos próximos dias | FOTO: Divulgação/Sema |

As condições do tempo previstas para os próximos dias, que inclui o primeiro final de semana de novembro, não são esperadas grandes mudanças nas condições do tempo na Bahia, ou seja, a massa de ar quente e seco continua predominando, o que deverá manter a nebulosidade e as chances de ocorrer chuvas reduzidas em grande parte do Estado. Nas regiões Norte, Oeste, São Francisco e Chapada Diamantina, onde a massa de ar atua com mais intensidade, esse sistema além de deixar o tempo seco, também está contribuindo para elevar as temperaturas nessas áreas do Estado, pois as máximas previstas para esse período poderão chegar aos 37°C.

Com isso, os riscos de ocorrer focos de queimadas, ou até mesmo intensificar aqueles já existentes, também se manterão elevados, o que recomenda-se cautela quanto à utilização do fogo em suas atividades diárias, principalmente, na preparação do solo para o próximo plantio ou renovação de pastos, uma vez que, esse fogo fora de controle pode dar origem a uma grande queimada, trazendo, assim, prejuízos materiais e ambientais irreversíveis para essas regiões.

Leia também:
Chapada: Incêndio no Pico das Almas não está controlado em Rio de Contas; situação é preocupante

Mesmo com o tempo seco, as temperaturas na Chapada Diamantina devem ter mínimas de 16°C durante a noite e início da manhã | FOTO: Reprodução/Inema |

Por outro lado, no Recôncavo, Nordeste, Sudoeste e Sul, onde essa massa de ar atua com menos intensidade, é a umidade vinda do Oceano Atlântico que continua influenciando o tempo, deixando, assim, o céu nublado a parcialmente nublado em grande parte dessas regiões. No entanto, as maiores chances de ocorrência dessas chuvas continuam sendo para as localidades mais próximas ao litoral do Recôncavo, Sul e Nordeste.

Mesmo com essa previsão de céu nublado, as temperaturas permanecem elevadas, com máximas podendo chegar aos 34°C em algumas áreas, o que poderá contribuir para que essas chuvas ocorram. Ainda assim, temperaturas mais amenas também estão previstas para algumas localidades do Estado, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas podem chegar aos 16°C.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde o predomínio será de céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas, as temperaturas permanecem sem grandes mudanças, ou seja, variando entre mínimas de 21°C e máximas de 32°C. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas