Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Morador de distrito em Ibicoara é autuado por causar incêndio florestal

ilustrativa
A identificação e autuação do acusado foram feitas por uma equipe do PNCD | FOTO: Ilustração/Arquivo/Tayne Luz |

Um morador, de identidade não divulgada, do povoado do Baixão, no município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, foi autuado pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) pelo incêndio florestal entre o rio Jiboia e o rio Riachão, que aconteceu na última quarta-feira (2). A identificação e autuação do acusado foram feitas por uma equipe do PNCD, que investigava o caso desde a semana passada.

Segundo Luiz Antônio Coslope, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão gestor do PNCD, a operação chegou ao nome do suspeito através da procura por rastros e conversas com a comunidade local. Ainda segundo Luiz, o acusado confessou o ato, mas afirmou que aconteceu acidentalmente após ele perder o controle de uma fogueira que estava sendo utilizada para cozinhar.

Além da autuação, o incendiário aguarda julgamento por crime ambiental e poderá cumprir pena alternativa. Apesar do difícil acesso, os brigadistas contratados do ICMBio e os brigadistas voluntários de Ibicoara conseguiram debelar o fogo com rapidez, impedindo maiores danos. A perícia completa do caso será feita nesta sexta-feira (4). Com informações do Guia Chapada Diamantina e ICMBio.

Leia também:
#FogoNaChapada: Focos de incêndio consomem área extensa em Rio de Contas

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas