Ícone do site Jornal da Chapada

#FogoNaChapada: Focos de incêndio consomem área extensa em Rio de Contas

fogo
A Sema ainda não tem dados da extensão dos estragos dessa área por se tratar de uma região de difícil acesso | FOTO: Divulgação/Sema |

Os incêndios florestais que atingem o município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, já destruíram o equivalente a mais de 350 campos de futebol desde que tiveram início, no último domingo (30), na Área de Proteção Ambiental (APA) do Barbado, segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Na última terça-feira (1º) foi encontrado outro foco de incêndio em outra região turística do município, o Pico das Almas, que fica na sua divisa com Livramento de Nossa Senhora.

A Sema ainda não tem dados da extensão dos estragos dessa área por se tratar de uma região de difícil acesso. Já na última quinta (3), um novo foco surgiu numa localidade conhecida como Campo do Queiroz, área que fica às margens de uma trilha utilizada por turistas, perto do Pico das Almas. O local, assim como as demais áreas de visitação, no entanto, não está interditado.

Brigadistas e bombeiros seguem no combate | FOTO: Alberto Coutinho/GOVBA |

Leia também:
Chapada: Ação rápida de brigadistas evita que fogo se alastre em Barra da Estiva
Chapada: Incêndio no Pico das Almas não está controlado em Rio de Contas; situação é preocupante

O fogo na região do Pico das Almas preocupa os brigadistas, conforme o secretário Eugênio Spengler, por causa da grande concentração de montanhas e penhascos, o que dificulta o trabalho das equipes. “O Pico das Almas está sendo constantemente monitorado. Hoje, verificamos que diminuiu o fogo no local, mas ainda é muito preocupante”, destacou.

“Amanhã [sexta-feira, 4], vamos lançar duas equipes de oito pessoas para ficar no local, com apoio de aeronaves, e fazer monitoramento para impedir o surgimento de novos focos”, afirmou o secretário. Jornal da Chapada com informações do G1 BA.

Leia também:
Chapada: Fogo no Barbado é controlado, mas novo foco surge na região do Pico das Almas em Rio de Contas
Chapada: Governo amplia ações de combate a incêndios no município de Rio de Contas; confira fotos

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas