Ícone do site Jornal da Chapada

Mais um avião é contratado pelo governo para combate aos incêndios na Chapada Diamantina

sema
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, o estado está garantindo toda a estrutura | FOTO: Reprodução/Sema |

Mais um avião foi contratado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), para apoiar as ações de combate aos incêndios na Chapada Diamantina. Atualmente, a operação coordenada pelo programa Bahia Sem Fogo conta com 17 bombeiros militares, 10 brigadistas, seis peritos, dois carros tracionados, outros dois helicópteros e dois aviões modelo air tractors (capazes de transportar até 3,8 mil litros d´água).

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, o estado está garantindo toda a estrutura (aeronaves, equipamentos e veículos) que vem sendo utilizada para fortalecer as ações de combate, como o transporte dos brigadistas voluntários aos locais mais distantes. “As aeronaves utilizadas contribuem para uma operação mais efetiva e dão mais agilidade para as equipes se deslocarem”, acrescentou.

Leia também:
#FogoNaChapada: Focos de incêndio consomem área extensa em Rio de Contas
Chapada: Morador de distrito em Ibicoara é autuado por causar incêndio florestal

Através do Programa Bahia Sem Fogo, a Sema também disponibilizou nesse primeiro momento cinco motosserras e cinco roçadeiras, ajudam o trabalho dos Bombeiros na região de Rio de Contas. “A aquisição desses equipamentos foi uma solicitação das equipes que trabalharam no ano anterior nas operações e que perceberam a necessidade deste material e que facilitará o acesso das equipes por terra”, afirmou Spengler.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, hoje existem focos na região da Chapada Diamantina, em Rio de Contas, na localidade de Campo do Queiróz (trilha para o Pico das Almas), APA Serra do Barbado, Pico das Almas e outro na cidade de Macaúbas. Em Barreiras também foi detectado um foco na APA Rio de Janeiro, onde equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas encontram-se no combate e o fogo está controlado.

As equipes envolvidas na Operação Bahia Sem Fogo, coordenada pela Sema e executada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e Corpo de Bombeiros estão concentradas no monitoramento e combate aos incêndios. As informações são da Sema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas