Ícone do site Jornal da Chapada

Rui Costa confirma reforma e nome de Wagner circula para articulação

Os petistas Jaques Wagner e Rui Costa | FOTO: Divulgação |

bahao
Jaques Wagner está cotado para cargo no governo a partir de 2017 | FOTO: Reprodução/Facebook |

O governador Rui Costa (PT) confirmou que fará uma minirreforma em seu secretariado ainda este ano e que o ex-governador Jaques Wagner (PT) fará parte da nova composição. “Eu estou definindo com ele (Wagner). Eu estou fazendo algumas mudanças agora no governo e entre essas mudanças estará a inclusão do ex-ministro e ex-governador Jaques Wagner na equipe de governo. Nós estamos definindo essas mudanças e eu anuncio em breve à imprensa, incluindo esta área que o ex-governador e ex-ministro Jaques Wagner irá participar”, disse Rui em entrevista coletiva ontem na cerimônia de assinatura de convênio para o Fundo de Cultura da Bahia.

Na seara das especulações está a possibilidade de o governador criar uma ‘supersecretaria’ para acomodar o antecessor e padrinho político. A Constituição do Estado da Bahia prevê a possibilidade de criação de até duas secretarias extraordinárias sem necessidade de autorização da Assembleia Legislativa (ALBA). O governador Rui Costa não criou nenhuma até então. A outra possibilidade provável, conforme apurou a Tribuna, é a de Jaques Wagner assumir a articulação política do governo, que atualmente está a cargo de Josias Gomes (deputado federal licenciado do PT), por meio da Secretaria de Relações Institucionais (Serin).

Rui Costa admitiu que o “desgaste é intrínseco ao cargo” no caso de Josias, mas preferiu não adiantar se vai mesmo trocar o secretário. “Eu não quero comentar este ou aquele secretário. Cada um tem os aplausos e as pancadas relativas à sua pasta. Eu já fui dessa pasta e vocês são testemunhas do quanto eu apanhei. Mas nós vamos fazer algumas mudanças ainda este ano, para iniciar 2017 com as mudanças que tinham que ser feitas”, disse o governador. Outra hipótese para Jaques Wagner é que ele assuma a coordenação do projeto Agenda Territorial da Bahia (AG-TER).

Para Josias Gomes, além de ele reassumir seu mandato na Câmara dos Deputados, a outra possibilidade é a de ele assumir a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no lugar do atual secretário, Jerônimo Rodrigues. Ainda de acordo com apuração da Tribuna, outros nomes cotados para entrar no ‘novo time de Rui’ são do deputado federal Valmir Assunção (PT), na Serin; e Cícero Monteiro, na Chefia de Gabinete, que agora tem status de secretaria. Extraído da Tribuna da Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas