Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Ituaçu tem turismo religioso, cachoeiras e grutas para visitação; confira imagens

box
O Rio Mato Grosso é um dos pontos turísticos para banho | FOTO: Reprodução/Country Box |

O município de Ituaçu, na Chapada Diamantina, é conhecido como o portal Sul da região e tem diversas cachoeiras e cavernas para visitação. Com vastas belezas naturais, o município reserva aos visitantes, cavernas como a Gruta da Mangabeira, onde acontece turismo religioso, que fica a três quilômetros da sede e é visitada por pessoas do Brasil e de outros países, principalmente em setembro na festa de ‘Coração de Jesus’, anualmente recebe mais de 100 mil visitantes.

Em agosto deste ano, o povoado da Gruta foi presenteado com um balneário que soma para o potencial turístico da região. Conforme informações, o Rio Mato Grosso é o principal rio do município, sendo fonte de abastecimento de água da população da zona urbana. Ituaçu é cercado de poços, entre eles o Poço Amizade, Peral e Passagem Grande. Há também o Rio da Gangorra, onde há um grande poço para banho.

O turismo religioso é forte na região | FOTO: Agnaldo Novais |

A Cachoeira das Moendas, uma das grande atrações, fica aproximadamente a oito quilômetros do centro da cidade e possui mais de 70 metros de queda d’água – deixando turistas boquiabertos. Para chegar lá é necessário a contratação de um guia. O Rio da Água Preta também é atração turística e fica a 1,7 km do centro da cidade.

No mês de janeiro, acontece o tradicional Reisado, que se tornou lei municipal. O município de Ituaçu também tem a tradição de realizar grandes festas durante o São João. Os festejos movimentam a economia da região, atraem turistas no período junino, além de se destacarem com diferentes e lindas ornamentações e organização.

A cachoeira das Moendas encanta visitantes | FOTO: Divulgação |

Jornal da Chapada

Confira mais imagens de Agnaldo Novais:

Mais imagens de Phellipe Brito e reprodução:

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas