Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada Diamantina tem previsão de chuva fraca para os próximos dias

chuva
Áreas serranas da Chapada Diamantina podem ter mínimas de 16°C | FOTO: Reprodução/Arquivo/Tayne Luz |

Para os próximos dias, as condições do tempo na Bahia continuam com mudanças significativas, principalmente, em relação às chuvas, pois com a massa de ar quente e seco perdendo força há um aumento nos índices de umidade e, consequentemente, na formação de nebulosidade na maior parte do Estado. Além disso, as temperaturas elevadas (típicas da época do ano) deverão contribuir, tanto para intensificar a nebulosidade quanto também as chuvas.

Na faixa centro-sul e oeste do Estado, que inclui as regiões Oeste, São Francisco, Sudoeste e Sul, é a área onde estão previstos os volumes de chuvas mais significativos. É importante ressaltar que, no Oeste e São Francisco, onde as temperaturas máximas poderão chegar aos 37°C, não se descarta possibilidade de que essas chuvas venham acompanhadas de trovoadas, sobretudo, no final da tarde e durante a noite quando estas serão mais frequentes.

Nas regiões do Recôncavo e Chapada Diamantina, onde os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico continuam predominando, também há previsão de chuvas, embora com menor intensidade e em áreas isoladas. As temperaturas nessas regiões também permanecem elevadas, com máximas podendo chegar aos 33°C, o que aumenta as chances de ocorrência dessas chuvas. Ainda assim, temperaturas mais amenas também deverão ser registradas em algumas localidades, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina, onde as mínimas podem chegar aos 16°C.

Leia também
Temperaturas mínimas na Chapada Diamantina devem chegar a 15°C esta semana

Para as regiões Norte e Nordeste, onde a massa de ar quente e seco continua atuando com mais intensidade, o predomínio é de céu parcialmente nublado a claro e com poucas chances de chuvas. Além de deixar o tempo seco, a permanência dessa massa de ar também está contribuindo para elevar as temperaturas nessas regiões, onde as máximas previstas poderão chegar aos 35°C.

Vale destacar que, mesmo com essa previsão de chuvas em algumas áreas do Estado, os riscos de ocorrer focos de queimadas permanecem elevados. Assim, recomenda-se cautela quanto à utilização do fogo em suas atividades diárias, principalmente, na preparação do solo para o próximo plantio ou renovação de pastos, uma vez que, esse fogo fora de controle pode dar origem a uma grande queimada, trazendo, assim, prejuízos materiais e ambientais irreversíveis para essas regiões.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas também se manterão elevadas, como valores variando entre mínimas de 23°C e máximas de 32°C, quem permanece contribuindo para a ocorrência das chuvas são os ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico. No entanto, estas chuvas continuam sendo de fraca intensidade e com maior frequência durante a noite. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas