Ícone do site Jornal da Chapada

Previsão de chuvas fracas e isoladas para esta quinta na Chapada Diamantina

rius
Nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, as temperaturas previstas serão mais amenas, com mínimas podendo chegar aos 16°C | FOTO: Reprodução/Portal Rius |

O tempo na Bahia segue sem grandes mudanças, ou seja, a massa de ar quente e seco continua enfraquecendo, permitindo a formação de nebulosidade e a ocorrência de chuvas na maior parte do Estado. Além disso, a formação de uma frente fria que irá se deslocar pelo Sudeste brasileiro, somado as altas temperaturas (típicas da época do ano), também poderá favorecer a intensificação dessa nebulosidade e das chuvas nos próximos dias. As regiões Oeste, São Francisco, Sudoeste e Sul, ainda são as áreas onde são esperados os volumes mais expressivos dessas chuvas. Com destaque para o Oeste e São Francisco onde, devido às temperaturas elevadas (máximas podendo chegar aos 37°C), há maior possibilidade de ocorrer eventos de chuvas acompanhadas de trovoadas, sendo estes mais frequentes no final da tarde e durante a noite.

Para as regiões do Recôncavo e Chapada Diamantina, quem mantém influenciando o tempo são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, deixando o céu parcialmente nublado com chuvas fracas e de forma isolada. Assim como no restante do Estado, as temperaturas também permanecem elevadas, com máximas atingindo os 33°C, o que aumenta as chances de ocorrência dessas chuvas. Já nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, as temperaturas previstas serão mais amenas, com mínimas podendo chegar aos 16°C. Por outro lado, mesmo a massa de ar enfraquecendo, continua atuando nas regiões Norte e Nordeste, onde o predomínio é de céu parcialmente nublado a claro e com poucas chances de chuvas. A permanência dessa massa de ar, além de deixar o tempo seco, também está contribuindo para elevar as temperaturas nessas regiões, com máximas chegando aos 36°C.

É válido alertar que, mesmo com essas chuvas previstas para algumas áreas do Estado, os riscos de ocorrer focos de queimadas permanecem elevados. Assim, recomenda-se cautela quanto à utilização do fogo em suas atividades diárias, principalmente, na preparação do solo para o próximo plantio ou renovação de pastos, uma vez que, esse fogo fora de controle pode dar origem a uma grande queimada, trazendo, assim, prejuízos materiais e ambientais irreversíveis para essas regiões. Para a cidade de Salvador e região metropolitana, as chuvas esperadas ainda são decorrentes dos ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico. As temperaturas deverão variar entre mínimas de 22°C e máximas de 30°C. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas