Ícone do site Jornal da Chapada

Governo baiano segue com ações de regularização fundiária para fortalecer meio rural

A linha de crédito é financiada com recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social | FOTO: Elói Corrêa/GOVBA |

agricultura
O benefício contribui para a cidadania de milhares de baianos e fortalece o desenvolvimento rural do estado | FOTO: Elói Corrêa/GOVBA |

As ações de regularização fundiária ganham força nos 27 Territórios de Identidade da Bahia com o Projeto “Bahia Mais Forte Terra Legal”, executado pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR). O projeto prevê a ampliação da emissão de títulos de posse da terra para agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais. A expectativa é de que, até o final de 2016, sejam emitidos até 10 mil títulos. O benefício contribui para a cidadania de milhares de baianos e fortalece o desenvolvimento rural do estado.

O “Bahia Mais Forte, Terra Legal” estabelece ainda parcerias com 11 Consórcios Públicos Municipais, visando a ampliação das ações de regularização fundiária. A iniciativa, que tem o investimento do Governo do Estado avaliado em R$ 11 milhões, deve resultar na regularização de 40 mil propriedades rurais, em 170 municípios, até o final de 2017. A coordenadora executiva da CDA, Renata Rossi, considera que a parceria com os Consórcios Públicos é uma ação estratégica. “É uma ação inovadora na gestão pública e que está sendo exitosa, com a ampliação das metas e eficiência nos trabalhos para atendimento a milhares de agricultores familiares”.

O título de terra garante aos agricultores familiares a segurança jurídica e a sucessão rural, que possibilita a permanência das famílias no campo com qualidade de vida. Com o documento em mãos, eles podem ainda acessar financiamento junto a instituições financeiras e outras políticas públicas que viabilizam melhorias na sua produção, aquisição de insumos ou outros investimentos, além de aquisição de bens duráveis. Mais informações no site da SDR.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas