Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Órgão estadual certifica participante de oficina de combate a incêndios florestais

rio
Houve a certificação dos envolvidos no processo de sensibilização, incluído os efetivos do Corpo de Bombeiros dos municípios de Lençóis, Vitória da Conquista e Jequié | FOTO: Divulgação/Inema |

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) de Jequié juntamente com a Educadora Ambiental do Território do Médio Rio de Contas e o coordenador da Sala Verde Sol, que funciona no Posto Avançado, acompanhou e certificou o Dia da Oficina Bahia Sem Fogo, no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. O ‘Dia D’, teve o objetivo de alinhar ações que vem sendo desenvolvidas no âmbito das secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação e Saúde para alertar sobre os danos causados ao meio ambiente com a ocorrência dos incêndios florestais na região da Chapada Diamantina.

Os alunos do Colégio Municipal Barão de Macaúbas apresentaram paródias que tiveram como tema central Bahia Sem Fogo, durante a preparação da Oficina eles visitaram o herbário da Pousada Raposo para conhecer as espécies endêmicas da flora e colher subsídios para elaboração das paródias, além da realização de pesquisas com mudas de árvores frutíferas da região. Os estudantes do Colégio Estadual Carlos Souto produziram vídeos com temática na preservação ambiental, o manejo do solo evitando o uso de queimadas e o combate ao fogo.

A apresentação contou também com a encenação de peças produzidas pelos alunos alertando para as queimadas feitas de maneira indiscriminada. A secretária Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Sara Reis, ressaltou a continuidade do grupo representativo das comunidades para consolidar ações em prol do meio ambiente e enfatizou a necessidade do grupo ser um agente multiplicador de ações a favor da sustentabilidade.

Já a secretária municipal de Saúde, Bruna Bandeira destacou o trabalho de prevenção realizado com pacientes do Posto de Saúde da Família-PSF de Arapiranga, e elogiou o trabalho dos Agentes de Endemias que entregaram folhetos nas residências, farmácias, Secretaria da Saúde e PSF do Mato Grosso, além da apresentação do Álbum Seriado Bahia Sem Fogo, produzido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), por meio da Diretoria de Educação Ambiental para Sustentabilidade (DIEAs).

Houve a certificação dos envolvidos no processo de sensibilização, incluídos efetivo do Corpo de Bombeiros dos municípios de Lençóis, Vitória da Conquista e Jequié e também uma visita à comunidade de Barra do Brumado, área remanescente de Quilombos. Nesta localidade foram apresentadas peças com a temática Bahia Sem Fogo por alunos do Colégio Estadual Carlos Souto, realização da Oficina de Bolas de Sementes e distribuição de mudas frutíferas, sob a coordenação da Docente Dilciléia dos Anjos. Com informações do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas