Ícone do site Jornal da Chapada

Pode chover na Chapada Diamantina durante o feriadão da Proclamação da República

tempo
Na Chapada Diamantina, quem deverá influenciar o tempo com mais intensidade são os elevados índices de temperatura e umidade do ar | FOTO: Reprodução/Youtube |

As condições do tempo previstas para os próximos dias na Bahia, que inclui o final de semana e o feriado da Proclamação da República, deverão ter mudanças significativas, principalmente em relação às chuvas, pois a massa de ar quente e seco continua perdendo força, o que irá favorecer o aumento da nebulosidade e as chances de chuvas em grande parte do Estado.

Na Chapada Diamantina, onde essa massa de ar está mais enfraquecida, quem deverá influenciar o tempo com mais intensidade são os elevados índices de temperatura e umidade do ar, contribuindo, assim, para a ocorrência de chuvas. Além disso, uma frente fria que está avançando pelo Sudeste brasileiro também deverá contribuir para intensificar essas chuvas.

Como típico dessa época do ano, as chuvas normalmente ocorrem a qualquer hora do dia, uma vez que, há predomínio de temperatura e umidade elevadas. No entanto, é no final da tarde e durante a noite que ocorrem os volumes mais expressivos dessas chuvas, a exemplo dos que estão previstos para a Chapada, que tem previsão de temperatura máxima de 29°C.

A tendência para os dias 14 e 15 de novembro é de redução no volume das chuvas, principalmente nas regiões do Recôncavo, Norte, Nordeste e Chapada Diamantina. Nas demais regiões do Estado, o predomínio ainda será de céu encoberto e chuvoso na maior parte do período. Quanto às temperaturas, estas continuam elevadas em todo o Estado, o que poderá contribuir para ocorrência dessas chuvas. Com informações do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas