Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Cachoeiras da Califórnia e dos Pombos, gruta e história do garimpo são atrações de Igatu

Cachoeira da Califórnia fica no distrito de Igatu, no município de Andaraí | FOTO: Açony Junior |

Incrustada no coração da Chapada Diamantina, a vila de Igatu, no município de Andaraí, chama a atenção pela paz e pela acolhida da população local, mas também por diferentes atrativos turísticos. A cachoeira da Califórnia é uma delas. São apenas 30 minutos de caminhada de Igatu, passando no caminho pelas ruínas do antigo bairro Luís dos Santos e pelo museu e galeria de arte. Em meio a grandes rochas se destaca a cachoeira, com 10 metros de queda d’água. Sem falar que qualquer trilha que se faça na região, a história da Chapada transborda. É o caso da Gruta do Brejo, onde foi montado uma espécie de cemitério dos garimpeiros que atuavam naquela área. A cachoeira dos Pombos é mais uma boa opção para banho.

Museu a céu aberto, ruínas do garimpo, lembrando tempos áureos da exploração de minérios na região, assim como as cachoeiras, grutas e sua imponente igreja, que fica ao redor de um cemitério com as mesmas características da famoso cemitério bizantino de Mucugê. Igatu ainda abriga uma trilha antiga, passando pela estrada real, que ligava a Chapada Norte a Minas Gerais. Tudo isso não é possível conhecer em apenas um final de semana, é preciso mais tempo e um bom guia para te levar aos pontos onde o visual é propício para encher todo um cartão de memória da câmera fotográfica.

Leia também:
Chapada: Barra da Estiva tem pontos turísticos que valem a pena conhecer
Chapada: Ituaçu tem turismo religioso, cachoeiras e grutas para visitação; confira imagens

Cachoeira dos Pombos em Igatu | FOTO: Jornal da Chapada |

Sobre Igatu
A pequena vila de Igatu viveu o apogeu e a decadência do garimpo, deixando os sinais de sua história estampados na arquitetura e no estilo de vida tranquilo dos moradores. O vilarejo é tombado como patrimônio nacional pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e possui diversos atrativos especiais, como as ruínas das casas de pedra construídas pelos garimpeiros, que deram ao local o apelido de Machu Picchu brasileira.

Outra surpresa para os visitantes é a Galeria Arte e Memória, um museu a céu aberto, que guarda utensílios do garimpo e dos escravos, além de realizar exposições temporárias de artistas plásticos renomados. Com seis cachoeiras ao seu redor, a vila vem se especializando em turismo histórico-cultural, bem como no turismo de natureza e aventura, impulsionado especialmente pela prática do trekking e da escalada, vocações naturais de Igatu.

Jornal da Chapada

Confira fotos de Igatu do Jornal da Chapada:

1 / 10

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas