Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Cachoeira do Bocório é um dos pontos turísticos desconhecidos em Andaraí

A cachoeira do Bocório fica a 50 minutos do centro da cidade | FOTO: Jornal da Chapada |

Um banho frio de cachoeira para lavar a alma, e se inundar com a paz que a região da Chapada Diamantina oferece. É assim no município de Andaraí, que abriga inúmeras quedas pouco exploradas por turistas em seu território, como a cachoeira do Bocório, Três Barras, Ramalho, além de outras como Floris, Garapa e Donana.

Localizada na região central do Parque Nacional da Chapada Diamantina, Andaraí possui ainda fácil acesso para diversos atrativos naturais da região, como o Poço Encantado (Itaetê), o rio Marimbus e a Gruta da Paixão. O principal rio que banha o município é o Paraguaçu. No centro da cidade, os prédios são coloniais da segunda metade do século 19.

Cachoeira da Garapa atrai visitantes de toda a região | FOTO: Jornal da Chapada |

Leia também:
Chapada: Barra da Estiva tem pontos turísticos que valem a pena conhecer

Chapada: Ituaçu tem turismo religioso, cachoeiras e grutas para visitação; confira imagens

Chapada: Cachoeiras da Califórnia e dos Pombos, gruta e história do garimpo são atrações em Igatu

Mas o que chama a atenção mesmo são as cachoeiras em Andaraí. O Jornal da Chapada esteve no Garapa, no Donana e no Bocório e fez imagens dos pontos turísticos, além de conhecer um pouco mais das histórias locais. “Se chama Bocório por conta do garimpeiro que atuava nessa região onde a cachoeira fica”, declara o guia e presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira. A cachoeira fica a 50 minutos do centro da cidade, pela mesma trilha que vai para a das Três Barras II, subindo por rochas e andando entre a vegetação.

A região é repleta de paisagens maravilhosas, tem as praias do rio Paraguaçu, o Pantanal do Marimbus, a Vila de Igatu, a cachoeira do Ramalho, a Lapa do Bode, as piscinas do rio Coisa Boa, as cachoeiras do rio Garapa, os poços da Donana e da Paraíba. Todos principais atrativos naturais do município. “A cachoeira do Bocório é uma das sensações de Andaraí pelo simples fato de não ser tão conhecida e de não ter muita gente no local. Diferente da Garapa, onde o acesso é de carro e as pessoas chegam com mais facilidade”, salienta a psicóloga Laura Alícia Silva Côrtes.

Jornal da Chapada

Confira vídeo da cachoeira do Bocório:

Imagens do Jornal da Chapada

1 / 15

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas