Ícone do site Jornal da Chapada

Previsão é de mais chuvas para os próximos dias na Chapada Diamantina; temperatura deve cair

Chuvas fortes ainda podem atingir municípios da região esta semana | FOTO: Divulgação |

chuva
Nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, as mínimas podem chegar aos 16°C | FOTO: Jornal da Chapada |

A semana inicia com algumas mudanças nas condições do tempo da Bahia, principalmente em relação às chuvas, pois elas começam a reduzir em grande parte do Estado. Tal condição será resultante da massa de ar quente e seco que começa a ganhar força, deixando o céu parcialmente nublado a claro, principalmente no Norte, Nordeste e parte da Chapada Diamantina. Essa redução também está prevista para o Recôncavo, Sudoeste e Sul, mesmo assim, os ventos vindos do Oceano Atlântico contribuirão no transporte de umidade, deixando o céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas em algumas localidades dessas regiões. Por outro lado, no Oeste e São Francisco, o calor somado aos altos índices de umidade favorecerão a ocorrência de chuvas nessas áreas. No entanto, os maiores volumes dessas chuvas são esperados para o extremo oeste da Bahia, próximo à divisa com os estados de Tocantins e Goiás.

Nos próximos dias as temperaturas voltarão a se elevar em grande parte do Estado, com máximas variando entre 29°C (nas regiões Sul, Chapada Diamantina e Sudoeste) e 36°C (nas regiões Oeste, São Francisco e Norte). Ainda assim, temperaturas mais amenas estão previstas para algumas localidades, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas podem chegar aos 16°C. Para Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas permanecem estáveis (oscilando entre 22°C e 31°C), a previsão é de céu parcialmente nublado com chances de chuvas, principalmente durante a noite e início da manhã.

Leia também:
Chuva atinge vários pontos do estado; Chapada revigora com tempo úmido

Uma das características da primavera é a elevação nos Índices de Radiação Solar e, consequentemente, da Radiação Ultravioleta (IUV’s). Tal mudança é mais frequente na primeira metade da estação quando há predomínio de céu com poucas nuvens. Na segunda metade dessa estação, quando o céu fica mais encoberto pela nebulosidade, estes IUV’s também permanecem elevados, a exemplo do que estão previstos para os dias 22/11 (terça-feira) e 23/11 (quarta-feira), quando deverão variar de 13 a 14.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes Índices estão classificados na categoria “Extrema”, o que requer cuidados quanto exposição prolongada à radiação solar. Com isso, recomenda-se usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, sobretudo, nos horários das 10 às 16 horas. Esses cuidados são essenciais, pois poderão minimizar danos à saúde, uma vez que, nesse intervalo de tempo os efeitos dos raios solares são maiores. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas