Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Andaraí ‘ganha novas cachoeiras’ e deve criar Unidade de Conservação

foto
Desde 2013 que a cachoeira do Herculano passou a pertencer ao território de Andaraí | FOTO: Reprodução/Guia Chapada Diamantina/Orlando Bernadino |

Com as mudanças de limites territoriais de 2013, o município de Andaraí, na Chapada Diamantina, foi beneficiado e ‘ganhou novas cachoeiras’ como pontos turísticos. É que o governo estadual, por meio da Secretaria de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), atualizou os limites intermunicipais por meio do Projeto de Atualização de Divisas dos Municípios da Bahia – e acabou por alterar os mapas de alguns municípios chapadeiros.

A cachoeira do Herculano, por exemplo, faz parte do território municipal de Andaraí e não mais de Itaetê. A Lei n° 12.907 de 26 de Setembro de 2013, publicada no Diário Oficial da Bahia em 27 de setembro/2013 na Edição 21.247, foi a responsável por diversas mudanças. Atrativos que pertenciam a Itaetê, como as Cachoeiras da Invernada, Bom Jardim, Roncadeira e a própria Herculano integram o território de Andaraí agora.

“Os novos atrativos fazem parte do projeto que está em curso para a criação de uma Unidade de Conservação intitulada ‘Parque Natural Municipal Rota das Cachoeiras’. Estamos em fase de edital de manifestação de interesse nos limites da poligonal deste Parque que deverá passar por aprovação no Legislativo Municipal ainda esse ano”, explica o secretário de Meio Ambiente e Turismo de Andaraí, Dário Magalhães Dias em contato com o Jornal da Chapada.

Jornal da Chapada

Confiras os novos limites territoriais:

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas