Ícone do site Jornal da Chapada

Hemoba promove atividades para homenagear doador de sangue

Os agendamentos devem ser realizados através do número (75) 3331-3576 | FOTO: Carol Garcia/GOVBA |

hemoba
Ações fazem parte da comemoração ao Dia Nacional do Doador | FOTO: Carol Garcia/GOVBA |

Uma semana inteira de atividades especiais para celebrar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue (25 de novembro). Desta forma, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), homenageia os doadores de sangue e mobiliza ainda mais voluntários. Quem compareceu, nesta quarta-feira (23), ao Hemocentro Coordenador, localizado na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, recebeu massagem feita no capricho na ilha de relaxamento. Cada doador também ganhou uma camiseta com a frase ‘Desafio no Sangue’, slogan da campanha deste ano.

Embora seja grande a movimentação às vésperas do Dia do doador, a diretora de Hemoterapia da fundação, Iraildes Santana, informou que a intenção é ampliar o número de doadores também em outras épocas do ano. “Nosso objetivo é homenagear, mas também conscientizar a população que doa ou que ainda não doou sangue para comparecer às unidades de coleta e entendam que a doação de sangue é um ato de solidariedade. O sangue não se fabrica. A única forma de obtê-lo é com a doação. Doar não prejudica a saúde e deve ser feito de forma regular”.

As atividades começaram na segunda (21) e seguem até este sábado (26), nas unidades da Hemoba e incluem ainda oficinas de enfeites natalinos feitos com garrafas PET. O evento também acontece nas cidades de Juazeiro (norte) e Feira de Santana (centro norte). Duas unidades móveis da Hemoba (Hemóvel) estão no Shopping Salvador, na capital, à disposição dos doadores.

No dia do aniversário, o advogado Antônio Rocha, 51 anos, foi doar sangue na companhia da esposa, a funcionária pública Marília Rocha. Moradores do bairro de Luís Anselmo, região de Brotas, há alguns anos, eles exercitam, juntos, a solidariedade e ajudam a salvar vidas. “A gente sempre divide tudo, inclusive momentos como este de voluntariado, amizade e solidariedade. É sempre bom partilhar estes momentos bons e difíceis. Isso fortalece a relação”.

Para Antônio, que doou pela primeira vez aos 18 anos, doar sangue é uma forma de assegurar o direito à vida. “Muitos pacientes precisam dessa ajuda do doador. Dá alegria. Um ato simples, que nos dá muito prazer, uma satisfação muito grande, e nos faz sentir bem com Deus, com a vida, com as pessoas”.

Jovens aderem à campanha
Entre os voluntários, jovens que aproveitaram a mobilização da semana para doar. Alguns, pela primeira vez. É o caso da estudante Lara Gabriele, 16. “Eu já tinha visto algumas doações pela televisão e achava legal essa ideia de ajudar outras pessoas com o que se tem. Com essa campanha toda, decidi pedir aos meus pais para poder doar. Já que eles deixaram, eu achei legal vir doar sangue”.

Para doar sangue, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Menores de 18 anos podem doar autorizados por um responsável legal. No dia da doação, não deve comparecer ao posto de coleta em jejum. Porém, recomenda-se não ter ingerido alimentos gordurosos, bebida alcoólica e ter fumado nas últimas horas. Os critérios para doação e os endereços de unidades da Hemoba estão disponíveis no site da fundação.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas