Ícone do site Jornal da Chapada

#Salvador: Bicicletada em favor da legalização do uso medicinal da maconha acontece domingo

maconha
A ação foi escolhida em função da alta aplicabilidade dos efeitos medicinais da maconha no tratamento das pessoas com câncer | FOTO: Reprodução |

Neste domingo (27) acontece a primeira Bicicletada Verde pela Maconha Medicinal, partindo do Rio Vermelho em direção ao Jardim dos Namorados às 16h20. Os participantes pretendem ir e voltar por esse percurso. O evento gratuito é uma realização da 420 App e da Associação Multidisciplinar de Estudos sobre Maconha Medicinal (AMEMM). O dia 27 de novembro é conhecido como o Dia Nacional de Combate ao Câncer e também como o Dia Nacional da Maconha Medicinal. A data foi escolhida em função da alta aplicabilidade dos efeitos medicinais da maconha no tratamento das pessoas com câncer. Para chamar atenção para o tema, neste dia será realizada a primeira Bicicletada pela Maconha Medicinal com o tema “Maconha medicinal é um direito universal”.

A bicicletada acontecerá com o intuito de chamar a atenção da população da cidade de Salvador sobre as aplicabilidades medicinais da planta cannabis sativa, popularmente conhecida como maconha, e da importância de se universalizar este acesso, promovendo uma melhora na qualidade de vida de diversos pacientes que lutam contra uma série de doenças que não têm seus tratamentos sendo correspondidos com os remédios produzidos pela tradicional indústria farmacêutica.

A escolha do tema se deu em razão da seletividade econômica da população que consegue acessar os benefícios da maconha medicinal, de acordo com os critérios impostos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). No Brasil, os pacientes que necessitam de maconha medicinal ainda passam por muito trâmites burocráticos para acessarem às medicações e muitos pacientes sequer conseguem acessá-las, pois importar medicamentos a base de cannabis possui um custo muito elevado.

A Bicicletada Verde pela Maconha Medicinal foi inspirada na Medical Cannabis Bike Tour, uma iniciativa holandesa que organiza passeios de bicicleta para arrecadar fundos para pesquisas que avaliam a aplicabilidade de THC e CBD em pacientes com câncer. Em Salvador, o evento procura reunir adeptos à causa da cannabis medicinal, pacientes e seus familiares, assim como qualquer público que tenha interesse em promover a pauta em questão.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas