Ícone do site Jornal da Chapada

#Cultura: Dia do Samba é comemorado com festa no município de Ipirá

foto6
O Samba de Roda é um acontecimento popular festivo | FOTO: Reprodução |

O Dia Nacional do Samba (sexta-feira, dia 2 de dezembro) foi comemorado dando início ao Projeto “O Samba da Praça É Nosso”, em Ipirá, que realiza tradicional roda de bambas da região todas as sextas-feiras a partir das 19h. O Samba de Roda é um acontecimento popular festivo que combina música, dança e poesia. Surgiu no século XVII, na região do Recôncavo no Estado da Bahia, e vem das danças e tradições culturais dos escravos africanos da região. Além disso, contém elementos da cultura portuguesa, como a língua, a poesia e alguns instrumentos musicais.

Atualmente duas cidades costumam comemorar o Dia do Samba, Salvador e Rio de Janeiro. Sob a batuta do músico Edil Pacheco, Salvador sempre tem promovido grandes shows no Pelourinho com os ótimos e injustamente desconhecidos sambistas locais. Gente como Riachão, Ederaldo Gentil, Nelson Rufino, Roque Ferreira, Walter Queiroz, o próprio Edil, e o falecido Batatinha, recebendo convidados mais famosos, como Paulinho da Viola, Elza Soares, Beth Carvalho e Dona Ivone Lara.

O Grupo comandado por Geraldino, Zé da Hore e Otávio Mendes, recebeu a visita dos sambadores da cidade de Itaberaba, na Chapada Diamantina. No próxima evento, de 16 deste mês, o Grupo de Samba Amigos Para Sempre estará realizando uma grande festa de aniversário para comemorar o 4º aniversário do Projeto “O Samba da Praça é Nosso”. As informações são do Caboronga Notícias.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas