Ícone do site Jornal da Chapada

#CrisePolítica: Petista assume presidência do Senado no lugar do afastado Renan Calheiros

casa
Jorge Viana pode ser derrotado caso tente usar o cargo para inviabilizar as reformas que estão em pauta na casa | FOTO: Reprodução |

O senador petista Jorge Viana (AC) deve assumir a Presidência do Senado nos próximos dias no lugar de Renan Calheiros (PMDB-AL), depois de decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Melo, que afastou o peemedebista do cargo, nesta segunda-feira (5). Eleito pelo Acre, o senador do PT é irmão do governador do estado, o também petista Sebastião Viana. Conforme informações, tanto Jorge quanto o irmão (mais conhecido como Tião) comandam o estado há anos, sendo um dos principais aliados de Marina Silva, líder do partido Rede de Sustentabilidade. Também aliado de Renan, Jorge Viana deve tentar se articular contra as reformas que estão em pauta, como a PEC 241/55.

Apesar da oposição ao governo, o mais provável é que Jorge Viana saia derrotado caso tente usar o cargo para inviabilizar as reformas que estão em pauta na casa. A pressão das redes sociais e das ruas que tirou Renan do cargo podem até não sensibilizar o futuro presidente, mas deverão fazer a diferença para os outros senadores. Foi exatamente o que aconteceu por ocasião da votação do impeachment e da votação do pacote descaracterizado das Dez Medidas em caráter de urgência: apesar do grande esforço de Renan, os senadores preferiram não se indispor com seus eleitores.

Outros pontos importantes
Renan sai de cena próximo do recesso, o que deixa Jorge Viana com poucas oportunidades. Há que se contar também o fato de que Jorge Viana não tem tanta articulação quanto Renan Calheiros. O mais provável é que Vianna tente usar a mesma base de Renan na casa para suas articulações. E o mais importante: o senador petista fica na presidência da casa somente até fevereiro. Viana não terá muito tempo para atrapalhar o governo. As informações são do Jornal Livre.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas