Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada mantém previsão de chuvas isoladas e temperaturas mínimas podem chegar a 16°C

fot
Não está descartada a possibilidade de ocorrer eventos isolados de chuvas mais intensas, principalmente na Chapada Diamantina | FOTO: Blog Perambulando na Trilha |

Nos próximos dias, que inclui o dia de Nossa Senhora da Conceição e o final de semana, as condições do tempo na Bahia não deverão ter mudanças significativas, pois a instabilidade causada pelos elevados índices de umidade do ar, vindos da região amazônica, continua favorecendo a formação de nebulosidade e ocorrência de chuvas em algumas áreas, sobretudo na faixa centro sul e oeste do Estado. As altas temperaturas previstas para esse período, com máximas de até 37°C (típicas dessa época do ano) também deverão contribuir para intensificar essas chuvas, principalmente, nas regiões Oeste, São Francisco e Sudoeste, onde não se descarta a possibilidade de trovoadas em algumas localidades.

No Sul do Estado, onde o tempo também continua chuvoso, quem contribuiu com mais intensidade é a umidade vinda do Oceano Atlântico. Mesmo com essa condição de tempo chuvoso, as temperaturas ainda se manterão elevadas, com máximas podendo chegar aos 32°C, o que aumenta as chances de intensificar as chuvas em algumas áreas. Por outro lado, no Norte e Nordeste da Bahia, a massa de ar quente e seco ainda é o sistema predominante, o que manterá o céu com poucas nuvens e sem chuvas em praticamente toda a área dessas regiões. Além de deixar o tempo seco, a atuação dessa massa de ar também está refletindo nas temperaturas, mantendo-as elevadas em todo o período, com máximas podendo chegar aos 37°C.

As temperaturas mínimas devem chegar a 16°C no município de Piatã | FOTO: Inema |

Para as regiões do Recôncavo e Chapada Diamantina, onde essa massa de ar atua com menos intensidade, o tempo quente, somado a umidade vinda do Oceano Atlântico e da região amazônica, deverá manter o céu parcialmente nublado e com possibilidade de chuvas fracas. Com temperaturas máximas podendo chegar aos 34°C, não está descartada a possibilidade de ocorrer eventos isolados de chuvas mais intensas, principalmente na Chapada Diamantina.

As temperaturas mínimas devem chegar a 16°C no município de Piatã. Para a cidade de Salvador e região metropolitana, a umidade vinda do Oceano Atlântico continua contribuindo para deixar o céu parcialmente nublado a claro. Mesmo assim, as temperaturas elevadas, com valores oscilando entre mínimas de 22°C e máximas de 32°C, poderão contribuir para a ocorrência de chuvas fracas, sobretudo durante a noite e nas primeiras horas da manhã.

Maré
Entre os dias 08/12 (quinta-feira) e 11/12/2016 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre 23h às 02h do dia seguinte e entre 11h às 14h, com valores variando de 1,6 a 2,7 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre 05h às 08h e entre 17h às 20h do dia seguinte, com valores variando de 0,1 a 0,8 metro. As ondas previstas deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metros. Com informações do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas