Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Seabra recebe seminário de circo e teatro entre 9 e 11 de dezembro

circo
Todas as atividades são abertas ao público | FOTO: Meramente Ilustrativa/Arquivo |

O II Seminário de Criação em Circo e Teatro chega em dezembro à Chapada Diamantina. A programação, que acontece de 9 a 11 de dezembro, em Seabra, inclui mesa de debates e oficinas gratuitas com os profissionais Paulo Atto, Débora Moreira, Lívia Mattos e Aline Amado que irão envolver artistas dos segmentos. O seminário é uma realização da Coordenação de Teatro/Coordenação de Circo/Diretoria das Artes (Dirart), da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). Todas as atividades são abertas ao público. Para a participação das oficinas será necessário inscrição prévia via formulário online (clique aqui). Serão inscritos até 30 participantes por oficina, cuja carga horária é de 4 horas, podendo todos os inscritos participar de ambas as atividades. Os participantes das oficinas receberão certificados.

O conteúdo abrange a Oficina de Processos Criativos com Paulo Atto, Oficina de Mímica Corporal Dramática com Débora Moreira, a OficinaMúsica para a cena e ainda a Oficina de Técnicas Circenses com Aline Amado. Todos estes conteúdos voltados para os processos criativos em Circo e Teatro. Laura Franco será a palestrante na mesa de diálogos. O Seminário tem como objetivo promover um espaço de reflexão em torno de processos de criação em circo e teatro e outros aspectos inerentes à criação artística, importante elo da rede produtiva destas linguagens.

A Funceb é uma entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). O II Seminário de Criação em Circo e Teatro atende a uma das diretrizes da SecultBA, que trata do aprofundamento da territorialização da cultura, visando levar as políticas culturais por todo o território da Bahia. A lista com a seleção dos inscritos será divulgada no site da FUNCEB através do endereço: www.fundacaocultural.ba.gov.br.

Oficinas
Processos Criativos, com Paulo Atto: A atividade propõe a construção da personagem a partir do desenvolvimento psicofísico do ator através de exercícios interpretativos, físicos e vocais. Mímica Corporal Dramática, com Débora Moreira: A oficina irá abordar elementos de dramaturgia do corpo, o corpo no espaço e dramaturgia na cena, por meio da utilização de improvisações e criação.

Música Para Cena, com Lívia Mattos: A oficina abordará a relação da criação e uso da música para apresentação de outras linguagens artísticas – para cena – destrinchando mais profundamente a relação música/circo no Brasil. Serão apresentadas e discutidas referências dessa interface, analisando possibilidades de criação. Técnicas Circenses, com Aline Amado: A oficina terá viés para o tecido acrobático e será conduzida de forma que os praticantes aprendam não só a técnica, mas também tenham o entendimento da relação corpo e tecido, para construírem o movimento de forma consciente e eficaz.

SERVIÇO
II Seminário de Criação em Circo e Teatro/ Etapa Leste – Seabra
Mesas de Discussão e Oficinas sobre Processos Criativos em Circo e Teatro
Dia 09.12
18h às 21h – Oficina de “Processos Criativos” com Paulo Atto.
Dia 10.12
9 às 13h – Palestra com Laura Franco seguida de Ciclo de debates acerca de processos de criação com Lívia Matos, Aline Amado, Débora Moreira e Paulo Atto.
14h às 18h – Oficina de Mímica Corporal Dramática com Débora Moreira.
Dia 11.12
9h às 13h – Oficina de Música para Cena com Lívia Mattos;
14h às 18h – Oficina de Técnicas Circenses com Aline Amado.
Colégio Estadual de Seabra e Colégio Estadual Dr. Antonio Carlos Magalhães
Aberto ao público

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas