Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Morro do Chapéu tem trilhas em sítios arqueológicos dentre seus atrativos turísticos

Segundo o MPF, o Iphan não adotou qualquer medida para recuperar as áreas degradadas | FOTO: Acervo/Ipac |

foto6
Com área estimada em 46 mil hectares, o Parque Morro do Chapéu faz parte da bacia hidrográfica do Rio Paraguaçu | FOTO: Reprodução/Ipac |

O município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, possui mais de 10 sítios arqueológicos que reúnem pinturas rupestres em pedras, mas oferece também uma infinidade de cachoeiras, paredões, desfiladeiros e a maior concentração de orquídeas da Bahia.

O Parque do Morro do Chapéu está em região de elevado significado turístico da Chapada. Ele foi criado 1998 para proteger espécies de animais raras e ameaçadas de extinção, preservar a vegetação, campo rupestre, o cerrado, a caatinga e os sítios arqueológicos. Com uma área estimada em 46 mil hectares, o parque faz parte da bacia hidrográfica do Rio Paraguaçu.

Gruta da Boa Esperança | FOTO: Reprodução/Sectur |

A cidade, localizada a mais de mil metros de altitude, é também o paraíso dos fãs de esportes radicais, rota certa para a prática de rapel, mountain bike, trekking e cavernismo. Perto dali, na Toca do Pepino há um grande paredão, com cerca de 90 metros, repleto de pinturas.

As pinturas retratam figuras humanas bem pequenas, um grande grupo de homens enfileirados e cenas compostas por rituais que incluem homens com cocares e ferramentas, como cestas, tacapes e lanças.

A Gruta da Boa Esperança, a 53 km de Morro do Chapéu, agrupa pinturas rupestres e possui uma espécie de altar que sugere ter sido espaço para rituais religiosos.

No Lagedo Bordado, às margens do Rio Salitre, as artes rupestres aparecem em uma rocha, onde também encontram-se pegadas de animais. Para quem se interessa por paleontologia, a Toca dos Ossos, em Ourolândia, é um local repleto de fósseis. Jornal da Chapada com informações do Governo da Bahia e do Ipac.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas