Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Agricultura familiar do semiárido recebe equipamentos da Codevasf

Os projetos também autorizam a transferência de verbas do Executivo | FOTO: Arquivo/Codevasf |

foto
Os equipamentos vão incrementar a produção agrícola da região FOTO: Divulgação/Codevasf |

Sete associações de agropecuaristas familiares da zona rural de Campo Formoso, na região norte da Bahia, estão sendo estruturadas através do investimento federal de quase R$ 1 milhão da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Os equipamentos, seis patrulhas agrícolas e duas retroescavadeiras, vão incrementar a produção agrícola da região, localizada no semiárido baiano, e também melhorar a qualidade de vida de mais de 600 famílias das comunidades beneficiadas.

Os recursos são oriundos do Orçamento Geral da União e destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares. A Associação Comunitária Quilombola de Gameleira do Dida Escurial, por exemplo, passa a ter acesso a trator e implementos, como grades niveladora e aradora, carretas agrícola e tanque para transporte de água, roçadeira e sulcador. De acordo com o presidente da associação, Neemias Joaquim Lourenço, o maquinário traz alívio, sobretudo em tempos de estiagem prolongada.

“Nossa produção nos plantios mais predominantes, como feijão, mandioca e mamona, além do capim para os caprinos, ficará mais rápida e eficiente”, afirma o produtor, acrescentando que, além das 100 famílias associadas, as comunidades Gameleira do Dida, Mulungú, Sangrador, Barroca e vizinhanças também poderão usar em suas lavouras os equipamentos disponibilizados pela Codevasf.

Já na Associação Comunitária dos Agricultores e Moradores da região de Cacimbinha, 230 famílias passarão a ter, mais perto de casa, água para dessedentação animal e para manter pequenos cultivos, como de hortaliças: elas foram beneficiadas com uma retroescavadeira hidráulica, com a qual terão condições de construir barreiros para acumulação de água. “Vai melhorar, e muito, nossas vidas e as das comunidades vizinhas”, garante a presidente da associação, Evilázia Francisca Silva.

Estão sendo também beneficiadas pelo maquinário a Associação Agropastoril Quilombola de Alagadiço de Lages dos Negros, a Central das Associações Comunitárias Quilombolas do Distrito de Lages dos Negros, a Associação de Desenvolvimento Comunitário de Tuiutiba, a Associação Comunitária de Tiquara e a Associação da Comunidade de Produtores da Lagoa do Mato. Com informações da Codevasf.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas