Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Centenário de Mestre Didi é comemorado com ciclo de eventos da Uneb

didi
A solenidade que abrirá a agenda comemorativa será neste sábado, em Salvador | FOTO: Reprodução |

Em alusão ao centenário do nascimento do artista vanguardista Deoscóredes Maximiliano dos Santos, popularmente conhecido como Mestre Didi, filho da ialorixá baiana Mãe Senhora, Maria Bibiana do Espírito Santo, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), através da Assessoria de Projetos Interinstitucionais para a Difusão da Cultura (Apidic), e a Sociedade Religiosa e Cultural Ilê Asipà, realizarão um ciclo de eventos.

A solenidade que abrirá a agenda comemorativa será neste sábado (17), às 9h30, no Terreiro Ilê Asipà localizado, no bairro de Piatã, em Salvador. O evento reserva uma palestra sobre a trajetória do sacerdote, que faleceu em 2013, proferida pelo cientista social e filósofo Marco Aurélio Luz, além de exposição com esculturas do mestre e da apresentação de um mini-documentário sobre Mestre Didi, produzido pelo cineasta Hans Herold.

A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação técnica firmado entre a Uneb e a Sociedade Religiosa e Cultural Ilê Asipà, no ano passado, para realização de atividades culturais conjuntas. A agenda de eventos terá programação até dezembro de 2017, quando Mestre Didi completaria 100 anos.

Artista plástico, escritor e líder espiritual nagô. O baiano Mestre Didi possui vasta produção artística inspirada nos objetos de culto ligados à tradição nagô. Suas esculturas e livros lhe renderam reconhecimento internacional. Os interessados em participar da solenidade de lançamento do ciclo de eventos podem se inscrever gratuitamente a partir das 9h, no dia e local do evento. Com informações da Uneb.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas